Quais são os Transtornos de Aprendizagem mais comuns?
Por Dra Cristiane Beckert
Transtornos de aprendizagem são dificuldades significativas na aquisição e uso de habilidades acadêmicas, como leitura, escrita, e matemática. Esses transtornos não estão relacionados à inteligência geral, problemas sensoriais ou culturais, mas podem impactar a capacidade de uma pessoa aprender e aplicar conhecimentos escolares. O diagnóstico e o apoio adequado são essenciais para ajudar os indivíduos a superarem essas dificuldades.
Os tipos mais comuns de transtornos de aprendizagem incluem:
- Dislexia: Dificuldade na leitura e na compreensão de textos. As pessoas com dislexia podem ter problemas em reconhecer palavras rapidamente, decodificar palavras novas e compreender o que estão lendo.
- Discalculia: Dificuldade em entender e trabalhar com números. Pode envolver problemas com aritmética básica, memorização de fatos matemáticos, compreensão de conceitos matemáticos e realizar operações matemáticas.
- Disgrafia: Dificuldade na escrita. Isso pode incluir problemas com a formação de letras, ortografia, coerência na escrita e organização do texto.
- Transtorno de Aprendizagem Não Verbal (TANV): Dificuldade em habilidades motoras, coordenação, percepção visual-espacial e social. As crianças com TANV podem ter problemas em interpretar pistas não verbais e em habilidades motoras finas.
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): Embora o TDAH não seja um transtorno de aprendizagem por si só, muitas crianças com TDAH têm dificuldades significativas na aprendizagem devido à falta de atenção, hiperatividade e impulsividade.
- Transtorno Específico da Linguagem (TEL): Dificuldade em entender e usar a linguagem falada. As crianças com TEL podem ter problemas com vocabulário, gramática e compreensão de textos falados.
Esses transtornos podem variar em gravidade e cada indivíduo pode apresentar um conjunto único de dificuldades e pontos fortes. A intervenção precoce e personalizada é crucial para ajudar esses indivíduos a superar suas dificuldades e alcançar seu potencial acadêmico e pessoal. Além disso, a demora no diagnóstico pode gerar o desenvolvimento de comorbidades,
tais como ansiedade e depressão.