Processos Atencionais
As funções atencionais referem-se aos processos cognitivos que nos permitem selecionar e nos concentrar em determinados estímulos, tarefas ou informações. Essas funções são essenciais para o funcionamento eficaz da mente, pois influenciam a percepção, a memória, o aprendizado e o desempenho em diversas atividades.
Compreende-se que a nossa capacidade atencional é limitada e deve possuir motivação como antecedente, isto é, para que consigamos direcionar nossa atenção em algo, faz-se necessário que estejamos motivados a direcionar a nossa atenção ao que necessita.
Para que consigamos direcionar nossa atenção a uma tarefa específica, faz-se necessário inibirmos os estímulos que não fazem parte desta tarefa.
Estes estímulos que podem causar a nossa desatenção podem ser caracterizados por estímulos internos (emoções, pensamentos, preocupação, entre outros) e estímulos externos, como ruídos, por exemplo.
Possuímos alguns tipos de funções atencionais, sendo organizados de forma hierárquica. São estes os tipos:
Atenção Seletiva: a capacidade de focar a atenção em um estímulo específico enquanto se ignora outros estímulos irrelevantes. Esse aspecto da atenção é crucial para filtrar informações e manter o foco em uma tarefa ou objetivo.
Atenção Sustentada: refere-se à habilidade de manter o foco e a concentração em uma atividade ao longo do tempo, mesmo quando essa atividade não é particularmente estimulante ou envolvente. É importante para a realização de tarefas que exigem esforço mental contínuo.
Atenção Dividida: é a capacidade de distribuir a atenção entre múltiplas tarefas ou estímulos simultaneamente. Isso é necessário em situações em que é preciso realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo.
Atenção Alternada: refere-se à habilidade de alternar entre diferentes tarefas ou estímulos de maneira eficiente. Por exemplo, ao alternar entre a leitura de um texto e a escrita de um documento, é necessário mudar o foco da atenção de uma atividade para outra.
Conforme citado anteriormente, nossa capacidade atencional é hierárquica, portanto, para que eu consiga estabelecer uma atenção sustentada, é necessário que eu consiga estabelecer uma atenção seletiva, visto que o nível de dificuldade desta primeira é maior, e assim sucessivamente.
Disfunções Atencionais
Quanto as patologias que podem causar prejuízos nas funções atencionais, estas podem ocorrer nas seguintes categorias: quadros neurológicos (AVC, TCE e epilepsia), demências (mal de Alzheimer), quadros
psiquiátricos (esquizofrenia, depressão, TAG e TAB) e em transtornos da aprendizagem (TDAH).
Possuímos o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade como o transtorno mais citado que afeta a capacidade atencional. Este é caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento, que afeta a capacidade do indivíduo de manter o foco, controlar impulsos e regular o comportamento.
Quanto aos sintomas manifestados, são desatenção, hiperatividade e impulsividade. No entanto, esses sintomas podem variar significativamente de um indivíduo para outro. Quanto aos sintomas de desatenção, estes são caracterizados por dificuldade em prestar atenção a detalhes, cometer erros
por descuido, ter dificuldade em manter o foco em tarefas, parecer desorganizado e evitar atividades que exijam esforço mental prolongado.
Já em relação aos sintomas de hiperatividade e impulsividade, estes consistem em inquietação, dificuldade em permanecer sentado, falar excessivamente, interromper os outros e agir sem pensar nas consequências.
Métodos de Avaliação e Reabilitação
Obtemos como alguns métodos de avaliação das funções atencionais os seguintes instrumentos:
FDT (Teste dos Cinco Dígitos): trata-se de uma avaliação neuropsicológica que tem como objetivo avaliar a velocidade do processamento cognitivo, capacidade de foco, reorientação da atenção e capacidade de lidar com interferências (controle inibitório e flexibilidade cognitiva).
AOL: trata-se de um método de avaliação online, cujo objetivo é avaliar a capacidade de focar a atenção em um estímulo.
TEACO-2 (Teste de Atenção Concentrada): trata-se de uma avaliação cujo objetivo é avaliar a capacidade de atenção concentrada.
EASV (Escala de Atenção Seletiva Visual): trata-se de uma avaliação, cujo objetivo consiste em avaliar a capacidade de selecionar estímulos visuais, além de identificar regularidades no modelo apresentado e os estímulos disponíveis para seleção.
Quanto aos métodos de reabilitação, possuímos como opções os tratamentos terápicos, bem como os farmacológicos. Dito isto, temos como algumas opções:
Treinamento Cognitivo: o treinamento cognitivo visa melhorar as habilidades cognitivas subjacentes à atenção, como memória de trabalho e controle inibitório.
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): a TCC é uma abordagem amplamente utilizada para tratar várias condições psicológicas, incluindo disfunções de atenção. Ela se concentra em identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais que contribuem para os problemas
de atenção.
Referências:
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