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O Que Pode Ser Confundido com TDAH?

6 de abril de 2025
Por: Doutora Giovana Diez
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O Que Pode Ser Confundido com TDAH?

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica caracterizada por desatenção, impulsividade e hiperatividade. No entanto, diversos outros transtornos e condições podem apresentar sintomas semelhantes, levando a diagnósticos equivocados.

Uma das principais condições confundidas com o TDAH é a ansiedade, pois indivíduos ansiosos podem ter dificuldade de concentração, inquietação e impulsividade devido ao estado de alerta constante. Da mesma forma, a depressão pode causar desatenção e falta de motivação, sendo interpretada erroneamente como desatenção do TDAH.

Outro transtorno frequentemente confundido com o TDAH é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), especialmente em casos mais leves, onde há dificuldades de atenção, organização e impulsividade. Além disso, dificuldades de aprendizagem podem ser mal interpretadas como desatenção, quando, na verdade, a criança ou adulto pode estar enfrentando barreiras cognitivas específicas, como dislexia ou discalculia.

Problemas relacionados ao sono, como apneia ou insônia, também podem causar fadiga e dificuldades de concentração, levando a um diagnóstico incorreto. Da mesma forma, o uso excessivo de telas e a sobrecarga de estímulos podem comprometer a atenção e a regulação emocional, imitando sintomas de TDAH.

Por fim, aspectos emocionais e ambientais, como estresse, traumas e desestruturação familiar, podem afetar a capacidade de foco e autocontrole, sendo erroneamente interpretados como TDAH.

Diante dessas semelhanças, é essencial uma avaliação criteriosa realizada por profissionais especializados, levando em conta o histórico do paciente, a duração dos sintomas e o impacto em diferentes áreas da vida, para evitar diagnósticos equivocados e garantir o tratamento adequado.

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Doutora Giovana Diez

Minha jornada apaixonante pela psicologia teve início quando percebi que nossas vidas são profundamente influenciadas pelo emocional. Foi uma epifania, observar como nossas emoções moldam nossas ações e decisões, muitas vezes sem que tenhamos plena consciência disso.

 
Conforme mergulhei nesse entendimento, minha curiosidade também se voltou para a forma como os padrões emocionais e comportamentais dos adultos ecoam no mundo das crianças.
 
Essa jornada tomou um rumo ainda mais profundo quando decidi me especializar em psicologia infantil pela Universidade Pontifícia Católica (PUC). Durante esse período de imersão acadêmica, mergulhei nos estudos que exploram as complexidades do desenvolvimento infantil e as nuances das relações familiares.
 
Paralelamente à minha especialização em psicologia infantil, também me envolvi em um programa de aprimoramento em neuropsicologia interventiva, oferecido pelo serviço social da PUC. Durante um intenso ano de estudos e práticas clínicas, tive a oportunidade de atender e avaliar uma ampla gama de pacientes, o que enriqueceu minha compreensão sobre as interseções entre o funcionamento emocional e cognitivo.
 
Com isso, decidi me aprofundar na área fascinante da Neuropsicologia. Optei por fazer uma especialização em Neuropsicologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein, onde tive a oportunidade de explorar as intricadas conexões entre o cérebro, o comportamento e as funções cognitivas.
 
Durante minha especialização, mergulhei em estudos avançados sobre os fundamentos da neuropsicologia e suas aplicações práticas. No ambiente estimulante do Hospital, pude não apenas absorver conhecimento teórico, mas também participar ativamente de avaliações neuropsicológicas em diversos contextos clínicos.
 
Atualmente, minha atuação na área da psicologia abrange tanto o público adulto quanto o infantil, começando a partir dos 3 anos de idade. Nessa ampla faixa etária, tenho o privilégio de aplicar diversas técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), uma abordagem terapêutica que valorizo profundamente por sua eficácia e foco em soluções.
 
Meu atendimento é profundamente influenciado pelos valores do acolhimento e da empatia. Considero esses pilares essenciais para criar um ambiente terapêutico seguro e solidário, onde meus clientes se sintam verdadeiramente ouvidos e compreendidos.
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Doutora Giovana Diez
Minha jornada apaixonante pela psicologia teve início quando percebi que nossas vidas são profundamente influenciadas pelo emocional. Foi uma epifania, observar como nossas emoções moldam nossas ações e decisões, muitas vezes sem que tenhamos plena consciência disso. Conforme mergulhei nesse entendimento, minha curiosidade também se voltou para a forma como os padrões emocionais e comportamentais dos adultos ecoam no mundo das crianças. Essa jornada tomou um rumo ainda mais profundo quando decidi me especializar em psicologia infantil pela Universidade Pontifícia Católica (PUC). Durante esse período de imersão acadêmica, mergulhei nos estudos que exploram as complexidades do desenvolvimento infantil e as nuances das relações familiares. Paralelamente à minha especialização em psicologia infantil, também me envolvi em um programa de aprimoramento em neuropsicologia interventiva, oferecido pelo serviço social da PUC. Durante um intenso ano de estudos e práticas clínicas, tive a oportunidade de atender e avaliar uma ampla gama de pacientes, o que enriqueceu minha compreensão sobre as interseções entre o funcionamento emocional e cognitivo. Com isso, decidi me aprofundar na área fascinante da Neuropsicologia. Optei por fazer uma especialização em Neuropsicologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein, onde tive a oportunidade de explorar as intricadas conexões entre o cérebro, o comportamento e as funções cognitivas. Durante minha especialização, mergulhei em estudos avançados sobre os fundamentos da neuropsicologia e suas aplicações práticas. No ambiente estimulante do Hospital, pude não apenas absorver conhecimento teórico, mas também participar ativamente de avaliações neuropsicológicas em diversos contextos clínicos. Atualmente, minha atuação na área da psicologia abrange tanto o público adulto quanto o infantil, começando a partir dos 3 anos de idade. Nessa ampla faixa etária, tenho o privilégio de aplicar diversas técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), uma abordagem terapêutica que valorizo profundamente por sua eficácia e foco em soluções. Meu atendimento é profundamente influenciado pelos valores do acolhimento e da empatia. Considero esses pilares essenciais para criar um ambiente terapêutico seguro e solidário, onde meus clientes se sintam verdadeiramente ouvidos e compreendidos.

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