O que é o Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva (TPOC)

O Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva (TPOC), que é diferente do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), é caracterizado por um padrão persistente de perfeccionismo, rigidez e preocupação excessiva com ordem, controle e regras.
Pessoas com esse transtorno tendem a apresentar traços como atenção excessiva aos detalhes, dedicação extrema ao trabalho, inflexibilidade moral e dificuldade para lidar com aqueles que agem de maneira diferente. Esse padrão de personalidade pode se desenvolver em ambientes que incentivam ou exigem alto nível de perfeição e controle. Para evitar críticas ou punições, o indivíduo pode desenvolver um comportamento baseado em padrões rigorosos, organização excessiva e necessidade de manter tudo sob controle.
Embora essas características possam trazer benefícios, especialmente no meio acadêmico e profissional, a rigidez e a necessidade de controle frequentemente geram desafios nos relacionamentos interpessoais. É comum que a pessoa com TPOC busque terapia inicialmente por dificuldades nas relações ou a pedido de familiares, sem perceber que seu comportamento pode ser problemático em certos contextos.
Na terapia, parte do tratamento é ajudar o indivíduo a reconhecer a sua subjetividade e avaliar sua adequação em diferentes situações da vida. O objetivo não é abandonar a busca pela excelência ou a organização, mas aprender a utilizá-las de forma mais flexível. Compreendendo a origem e a função desse modo de se comportar, sentir e pensar, a pessoa pode desenvolver um equilíbrio entre controle e espontaneidade, permitindo-se agir com mais leveza quando necessário.