O que é neurodivergência?
Neurodivergência é um termo que se popularizou em acadêmicos e ativistas que promovem a inclusão de pessoas que não são neurotípicas na sociedade. Esse termo descreve pessoas que possuem transtornos de ordem neurobiológica, ou seja, tem um funcionamento cerebral diferente. Há um amplo espectro de transtornos que são incluídos como neurodivergentes, tais como, TDAH, TEA, Dilexia ou Transtornos do desenvolvimento da linguagem.
Esse funcionamento atípico pode influenciar a forma como uma pessoa se comporta socialmente, sendo necessária adaptações para uma melhor inclusão, seja na escola ou em ambientes profissionais. Essas dificuldades podem variar amplamente de acordo com o tipo e o grau de neurodivergência de cada indivíduo, mas destacam a importância de promover uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos.
A primeira etapa desse processo de inclusão é o acolhimento, ou seja, o reconhecimento e o respeito pelas diferenças, que não devem ser entendidas como algo inferior. A inclusão de neurodivergentes requer um compromisso nosso como sociedade para promover a compreensão e a empatia para criar ambientes que permitam a participação de todos.