O papel da ocitocina na gravidez
Mais conhecida como o “hormônio do amor”, a ocitocina é um hormônio produzido no cérebro através da glândula pituitária. Ela é responsável pela regulação de humor e comportamento social.
Quanto a sua função na gestação, durante todo o período gestacional, bem como os pós, a ocitocina desempenha um papel fundamental, uma vez que ela age no vínculo entre mãe e filho(a), entre outras funções. Mas, como?
Já no período de gestação, os níveis de ocitocina elevam significativamente, auxiliando na preparação do corpo da mãe para o momento do parto. Quando chega este momento, a ocitocina é responsável por estimular as contrações rítmicas do útero, facilitando o processo de empurrar o bebê para fora do útero.
A ocitocina também desempenha um papel fundamental na lactação, onde ela estimula a contração das células musculares ao redor das glândulas mamárias, facilitando a liberação do leite materno. Com isso, ela também promove o sentimento de bem-estar e amor tanto na mãe quanto no bebê, corroborando com o estabelecimento do vínculo entre a mãe e o bebê durante a amamentação.