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Memória ruim na terceira idade? Comprometimento Cognitivo Leve.

12 de maio de 2025
Por: Doutora Cristiane Beckert
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Memória ruim na terceira idade? Comprometimento Cognitivo Leve.

O comprometimento cognitivo leve (CCL) é uma condição caracterizada por uma redução discreta nas funções cognitivas, como memória, atenção, linguagem e raciocínio, que vai além do esperado para a idade, mas ainda não interfere significativamente na vida cotidiana do indivíduo. É considerado um estágio intermediário entre o envelhecimento normal e as demências.

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas os mais comuns incluem:

               •             Dificuldade para lembrar compromissos, nomes ou conversas recentes.

               •             Lentidão no raciocínio e na tomada de decisões.

               •             Problemas leves de atenção ou concentração.

               •             Dificuldade para encontrar palavras ou organizar pensamentos.

               •             Percepção de piora cognitiva por parte do próprio indivíduo ou de pessoas próximas.

Apesar dessas dificuldades, a independência funcional é preservada, ou seja, a pessoa continua realizando suas atividades diárias normalmente, embora com mais esforço ou estratégias compensatórias.

O CCL é mais comum em pessoas acima dos 60 anos, mas pode aparecer mais cedo, especialmente quando há fatores de risco como histórico familiar, doenças vasculares, depressão ou baixa escolaridade.

A avaliação neuropsicológica é indicada quando há suspeita de comprometimento cognitivo, especialmente se houver:

               •             Queixas de memória frequentes e progressivas.

               •             Dificuldade crescente em lidar com tarefas habituais.

               •             Histórico familiar de demência.

               •             Alterações cognitivas percebidas por terceiros.

Essa avaliação permite identificar quais funções cognitivas estão comprometidas, sua gravidade e a possível causa, além de auxiliar no plano de tratamento e acompanhamento.

É importante apontar que o CCL é diferente das demências. A principal diferença está na intensidade e impacto funcional. Enquanto no TCL a pessoa continua funcional, nas demências há comprometimento progressivo da autonomia, com prejuízo nas atividades diárias, comportamentos e relações sociais.

Além disso, a evolução do TCL pode variar:

               •             Cerca de 10–15% das pessoas com TCL evoluem para demência a cada ano.

               •             Outros permanecem estáveis ou até melhoram, especialmente se houver intervenção precoce.

O diagnóstico precoce do TCL é fundamental para:

               •             Monitorar a progressão ou estabilização do quadro.

               •             Planejar intervenções preventivas, cognitivas e de estilo de vida.

               •             Tratar causas reversíveis (ex: depressão, distúrbios do sono, deficiência de vitaminas).

               •             Envolver a família e preparar o suporte adequado, caso o quadro evolua para demência.

O acompanhamento neuropsicológico e médico regular permite adaptar estratégias de reabilitação, melhorar a qualidade de vida e proporcionar um envelhecimento mais saudável e ativo.

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CRISTIANE BECKERT
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Doutora Cristiane Beckert

A psicologia sempre significou um campo de interesse para mim.

Desde muito cedo me intrigava sobre “Como nos tornamos nós mesmos?”.

Por isso resolvi me tornar psicóloga, para conseguir compreender o ser humano de modo amplo e científico, como indivíduo e dentro das esferas familiares e sociais.

Durante a faculdade pude conhecer inúmeras abordagens, dentre as quais me identifiquei com a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e com a Neuropsicologia.

A TCC permite que investiguemos com o paciente seus padrões de pensamento e crenças que podem estar influenciando negativamente sua saúde mental, propondo um modelo organizado de atendimento e traçando objetivos a serem almejados.

Já a Neuropsicologia é um campo de estudo que permite que possamos avaliar o funcionamento do cérebro por meio de testes, atividades e do uso de escalas ecológicas que avaliam o grau de aparecimento de sintomas de uma determinada doença ou transtorno. O relatório da avaliação neuropsicológica permite que sejam traçadas as melhores formas de intervir com o paciente de acordo com seu perfil cognitivo, realizando encaminhamentos e dando suporte às suas dificuldades.

Realizei especialização em Avaliação Neuropsicológica Infantil pela UNIFESP e Avaliação Neuropsicológica pela USP, além cursos de formação em Terapia Cognitivo Comportamental, Reabilitação Cognitiva e Psicologia Jurídica. Sou parte da equipe Mancini Psiquiatria e também atuo como pesquisadora no Núcleo de Avaliação Neuropsicológica Infantil (NANI) da UNIFESP.

Nos meus atendimentos sempre prezo pela ética, olhando o paciente de modo humano, buscando compreender suas dificuldades e potencialidades, proporcionando um ambiente de acolhimento e segurança.

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Doutora Cristiane Beckert
A psicologia sempre significou um campo de interesse para mim. Desde muito cedo me intrigava sobre “Como nos tornamos nós mesmos?”. Por isso resolvi me tornar psicóloga, para conseguir compreender o ser humano de modo amplo e científico, como indivíduo e dentro das esferas familiares e sociais. Durante a faculdade pude conhecer inúmeras abordagens, dentre as quais me identifiquei com a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e com a Neuropsicologia. A TCC permite que investiguemos com o paciente seus padrões de pensamento e crenças que podem estar influenciando negativamente sua saúde mental, propondo um modelo organizado de atendimento e traçando objetivos a serem almejados. Já a Neuropsicologia é um campo de estudo que permite que possamos avaliar o funcionamento do cérebro por meio de testes, atividades e do uso de escalas ecológicas que avaliam o grau de aparecimento de sintomas de uma determinada doença ou transtorno. O relatório da avaliação neuropsicológica permite que sejam traçadas as melhores formas de intervir com o paciente de acordo com seu perfil cognitivo, realizando encaminhamentos e dando suporte às suas dificuldades. Realizei especialização em Avaliação Neuropsicológica Infantil pela UNIFESP e Avaliação Neuropsicológica pela USP, além cursos de formação em Terapia Cognitivo Comportamental, Reabilitação Cognitiva e Psicologia Jurídica. Sou parte da equipe Mancini Psiquiatria e também atuo como pesquisadora no Núcleo de Avaliação Neuropsicológica Infantil (NANI) da UNIFESP. Nos meus atendimentos sempre prezo pela ética, olhando o paciente de modo humano, buscando compreender suas dificuldades e potencialidades, proporcionando um ambiente de acolhimento e segurança.

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