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Comunicação não-violenta na educação infantil

19 de maio de 2025
Por: Doutora Cristiane Beckert
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Comunicação não-violenta na educação infantil

A comunicação não violenta (CNV) é uma ferramenta poderosa na educação infantil, especialmente em um contexto em que se busca formar crianças mais empáticas, responsáveis e emocionalmente saudáveis. Desenvolvida por Marshall Rosenberg, a CNV propõe uma forma de se comunicar baseada na escuta ativa, na empatia e na honestidade, criando uma relação mais respeitosa e colaborativa entre adultos e crianças.

Na prática, isso significa substituir comandos autoritários, ameaças ou punições por uma abordagem que reconhece os sentimentos da criança, nomeia as necessidades envolvidas e propõe soluções conjuntas. Em vez de dizer “pare de gritar ou vai para o castigo”, por exemplo, o adulto pode dizer: “Estou me sentindo cansado e confuso com tanto barulho. Você poderia falar mais baixo para que eu possa entender o que está acontecendo?”. Essa forma de se comunicar ensina à criança que suas ações têm impacto nos outros e que há formas mais adequadas de expressar emoções.

Dentro desse contexto, o uso de reforços positivos e negativos deve ser cuidadosamente considerado. O reforço positivo — como elogios sinceros, reconhecimento e recompensas simbólicas — é uma excelente maneira de incentivar comportamentos desejáveis. Dizer “Fiquei muito feliz que você guardou seus brinquedos sem eu pedir” fortalece o senso de competência e cooperação da criança. Já o reforço negativo, embora possa ter utilidade em alguns casos (como remover um estímulo aversivo após um comportamento adequado), deve ser usado com cautela, evitando associar aprendizagem à retirada de afeto, atenção ou prazer.

Técnicas que auxiliam a aplicação da CNV na educação infantil incluem:

               •             Modelagem comportamental: o adulto age como exemplo vivo de autocontrole, respeito e escuta.

               •             Validação emocional: reconhecer os sentimentos da criança antes de tentar corrigir comportamentos.

               •             Perguntas abertas: estimular a reflexão, como “O que você poderia fazer de diferente da próxima vez?”

               •             Oferecer escolhas limitadas: permite à criança sentir autonomia dentro de um espaço seguro (“Você prefere guardar os brinquedos agora ou depois do lanche?”).

               •             Diálogos de resolução de conflitos: após situações difíceis, conversar sobre o ocorrido ajuda na construção de repertório emocional e social.

A comunicação não violenta oferece uma abordagem eficaz e humanizada para a educação infantil. Em vez de controlar pelo medo ou pela punição, ensina valores por meio da empatia, da clareza e da conexão. Isso não apenas favorece o desenvolvimento emocional e social da criança, mas também fortalece vínculos duradouros e saudáveis entre adultos e crianças.

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CRISTIANE BECKERT
Author Details
Doutora Cristiane Beckert

A psicologia sempre significou um campo de interesse para mim.

Desde muito cedo me intrigava sobre “Como nos tornamos nós mesmos?”.

Por isso resolvi me tornar psicóloga, para conseguir compreender o ser humano de modo amplo e científico, como indivíduo e dentro das esferas familiares e sociais.

Durante a faculdade pude conhecer inúmeras abordagens, dentre as quais me identifiquei com a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e com a Neuropsicologia.

A TCC permite que investiguemos com o paciente seus padrões de pensamento e crenças que podem estar influenciando negativamente sua saúde mental, propondo um modelo organizado de atendimento e traçando objetivos a serem almejados.

Já a Neuropsicologia é um campo de estudo que permite que possamos avaliar o funcionamento do cérebro por meio de testes, atividades e do uso de escalas ecológicas que avaliam o grau de aparecimento de sintomas de uma determinada doença ou transtorno. O relatório da avaliação neuropsicológica permite que sejam traçadas as melhores formas de intervir com o paciente de acordo com seu perfil cognitivo, realizando encaminhamentos e dando suporte às suas dificuldades.

Realizei especialização em Avaliação Neuropsicológica Infantil pela UNIFESP e Avaliação Neuropsicológica pela USP, além cursos de formação em Terapia Cognitivo Comportamental, Reabilitação Cognitiva e Psicologia Jurídica. Sou parte da equipe Mancini Psiquiatria e também atuo como pesquisadora no Núcleo de Avaliação Neuropsicológica Infantil (NANI) da UNIFESP.

Nos meus atendimentos sempre prezo pela ética, olhando o paciente de modo humano, buscando compreender suas dificuldades e potencialidades, proporcionando um ambiente de acolhimento e segurança.

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A psicologia sempre significou um campo de interesse para mim. Desde muito cedo me intrigava sobre “Como nos tornamos nós mesmos?”. Por isso resolvi me tornar psicóloga, para conseguir compreender o ser humano de modo amplo e científico, como indivíduo e dentro das esferas familiares e sociais. Durante a faculdade pude conhecer inúmeras abordagens, dentre as quais me identifiquei com a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e com a Neuropsicologia. A TCC permite que investiguemos com o paciente seus padrões de pensamento e crenças que podem estar influenciando negativamente sua saúde mental, propondo um modelo organizado de atendimento e traçando objetivos a serem almejados. Já a Neuropsicologia é um campo de estudo que permite que possamos avaliar o funcionamento do cérebro por meio de testes, atividades e do uso de escalas ecológicas que avaliam o grau de aparecimento de sintomas de uma determinada doença ou transtorno. O relatório da avaliação neuropsicológica permite que sejam traçadas as melhores formas de intervir com o paciente de acordo com seu perfil cognitivo, realizando encaminhamentos e dando suporte às suas dificuldades. Realizei especialização em Avaliação Neuropsicológica Infantil pela UNIFESP e Avaliação Neuropsicológica pela USP, além cursos de formação em Terapia Cognitivo Comportamental, Reabilitação Cognitiva e Psicologia Jurídica. Sou parte da equipe Mancini Psiquiatria e também atuo como pesquisadora no Núcleo de Avaliação Neuropsicológica Infantil (NANI) da UNIFESP. Nos meus atendimentos sempre prezo pela ética, olhando o paciente de modo humano, buscando compreender suas dificuldades e potencialidades, proporcionando um ambiente de acolhimento e segurança.

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