Sabe colo de mãe depois que a gente se machuca? Um lugar acolhedor, quentinho, protegido, aconchegante… Assim é a zona de conforto! Onde você se coloca emocionalmente e tudo parece seguro, conhecido, familiar, aconchegante. A gente facilmente se acomoda, convictos de que isso fará tudo ficar bem. Mas o que aconteceria com uma criança que estivesse SEMPRE no colo? Um filho que podendo andar, correr, nadar, cair, levantar, se sujar, aprender, decidisse continuar no colo por considerar esse comportamento mais seguro? A idéia pode parecer bizarra, mas manter-se na famosa zona de conforto trata-se justamente disso. De não se desenvolver, não crescer, não ampliar seus recursos internos, construir resiliência, aprendizado e maturidade. Outro importante prejuízo, é a crença de que se manter na zona de conforto seja a maneira menos arriscada de viver. Agir é arriscado, mas a falta de ação também é; já que o tempo é um fator finito, implacável e as oportunidades não oferecem garantias de retorno. Seja protagonista de uma vida equilibrada emocionalmente. Se poupe e se acolha sempre que preciso, mas também enfrente adversidades e os riscos necessários para sua própria realização.
Compreender mais o comportamento humano e poder contribuir de alguma maneira na qualidade de vida das pessoas, sempre me gerou curiosidade e interesse. Por isto, desde muito cedo me apaixonei pela Psicologia.
Ainda na graduação de psicologia conduzi meus olhares para área de saúde mental e participei da equipe de doenças neurodegenerativas na UNIFESP, onde tive meus primeiros contatos com a Neuropsicologia.
Iniciei minhas especializações pela Psicopatologia e Dependência Química. Essa experiência me trouxe o desejo de aprofundar ainda mais meus conhecimentos na relação entre neurociência e a saúde mental. Por isto, escolhi o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP para consolidar minha atuação clínica.
No Instituto atuei como Psicoterapeuta abordando temas relacionados a masculinidade e feminilidade no Gender Group. Também estive como colaboradora no Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Álcool e Drogas (GREA), o que contribuiu para ampliar e fortalecer meu repertório sobre dependência química.
Retomei o contato com a Neuropsicologia, área promissora que estabelece relação entre o funcionamento cerebral e o comportamento humano, na qual possuo título de especialista.
Além de realizar diversas avaliações neuropsicológicas e de personalidade em áreas como a Psiquiatria, Neurologia, pude também me capacitar e atuar no contexto jurídico através do Núcleo Forense do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP (NUFOR).
Construí minha carreira de maneira sólida, com atualizações profundas e constantes. Mesmo assim, entendo que meu trabalho baseia-se no pressuposto de que teoria nenhuma abarca a complexidade da alma humana.
Empatia e escuta individualizada são exercícios constantes; eixos para um atendimento mais humano e personalizado.
An intriguing discussion is worth comment. I do think that you need to write more on this subject matter, it may not be a taboo subject but usually folks dont speak about such issues. To the next! Kind regards!! דירות דיסקרטיות בכפר סבא
A Mancini Psiquiatria e Psicologia oferece soluções customizadas em Saúde Mental para a sua empresa, desde a detecção e tratamento de transtornos psiquiátricos e psicológicos até diagnósticos e intervenção sistêmicos da identidade corporativa.
1 Comment
Liliana Tessitore
An intriguing discussion is worth comment. I do think that you need to write more on this subject matter, it may not be a taboo subject but usually folks dont speak about such issues. To the next! Kind regards!!
דירות דיסקרטיות בכפר סבא