Você sabe o que é cognição social?
A cognição social é a nossa habilidade de interpretar de maneira adequada estímulos sociais e responder a eles de forma assertiva, ajustando nosso próprio comportamento para melhor se adaptar a diferentes contextos. Ela pode ser compara a um amplo guarda-chuva que abrange diversas capacidades mentais, dentre elas:
- Afiliação e motivação social: influenciam nossa propensão em buscar interações sociais.
- Reconhecimento de agência: nos permite compreender a singularidade de cada indivíduo.
- Percepção de movimento biológico: nos capacita identificar padrões de movimento característico do ser humano.
- Reconhecimento de emoções: habilidade de determinar o estado emocional de outra pessoa.
- Empatia: onde o reconhecimento das emoções alheias nos leva a compartilhar o mesmo estado emocional
- Atenção social: voltada para estímulos sociais, seja de maneira voluntária ou não. Aprendizado social: capacidade de aprender com a experiência de outra pessoa.
- Imitação: observar uma ação alheia que desencadeia uma ação semelhante no observador.
- Teoria da mente: inferir sobre o que o outro pode estar pensando ou sentindo em determinado momento a partir dos sinais transmitidos (fala, expressão corporal, expressão facial etc).
O papel da cognição social é importante na medida em que nos permite entender e interagir com as pessoas de forma adequada e significativa, contribuindo para o desenvolvimento das relações sociais saudáveis e adaptações em contextos sociais mais complexos.
Na avaliação neuropsicológica este domínio também é avaliado pelo fato de poder apresentar déficits em determinados quadros, por exemplo, no Transtorno do Espectro Autista (TEA) em que a teoria da mente e a empatia podem apresentar alterações, como dificuldade em compreender e responder às pistas sociais. O mesmo em relação ao Alzheimer que afeta o reconhecimento de pessoas e a interpretação correta de comportamentos sociais conforme progride.