Você não é Psicólogo!
A Psicologia é uma ciência que teve sua prática regulamentada no Brasil em 27 de Agosto de 1962. 60 anos de regulamentação da atuação do psicólogo como profissional, é pouco tempo, quando comparada com a de outros profissionais.
Ainda há muito preconceito, desqualificação e desinformação quanto à eficácia, ao papel do psicoterapeuta e sobre como ocorre o processo de psicoterapia. Esses fatores contribuem para que pessoas leigas frequentemente se intitulem como “psicólogos” ao ouvir e aconselhar alguém.
Entretanto, esse comportamento muitas vezes promove o desenvolvimento de significativos prejuízos emocionais, danos a saúde mental e adoecimento, visto que afasta pessoas que precisam dos profissionais realmente qualificados. Essa prática reforça a falsa idéia de que o trabalho do psicólogo é simplista, empobrecido e que pessoas sem nenhum conhecimento técnico possam desempenhar esse papel ou algo similar.
Não se engane! Psicólogo não dá conselho, não te oferece opinião própria, não te induz a uma decisão, nem hostiliza ou julga o que ouve. Psicólogo é um profissional que tem escuta qualificada, técnica e empática. Treinado a ouvir e pontuar informações que o chamem atenção, para buscar, junto com o paciente, perspectivas ampliadas que o auxiliem na diminuição de sofrimento.