Você já ouviu falar em TANV?
TANV significa Transtorno de Aprendizagem Não Verbal ou Transtorno de hemisfério Direito. Este é o nome atribuído ao paciente que apresenta as seguintes características: disfunções nas capacidades não verbais, contato visual pobre, comunicação gestual, expressão facial prejudicada, bem como em prosódia (referente à emissão dos sons da fala).
Observa-se uma discrepância entre o QI verbal e o QI de execução, na qual evidencia-se um prejuízo em tarefas de execução. Este diagnóstico não consta no Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-IV), mas tem sido bastante discutido entre profissionais da área.
O TANV pode, muitas vezes, ser confundido com o Transtorno do Espectro Autista por também envolver prejuízos nas habilidades sociais. Veja nas tabelas abaixo como o TANV se apresenta nas diferentes fases da vida e as funções cognitivas associadas.
Caso observe sinais como estes mencionados, cabe aos pais e/ou à escola buscar realizar avaliação neuropsicológica, com a qual o profissional poderá mensurar habilidades e dificuldades da criança visando desenvolver e estimular os aspectos prejudicados.
1 Comment
Anete Mancini
Muito Bom!