Você já ouviu falar em apraxia?
A-PRAXIA ou “não ação”. Este é o nome dado à uma desordem neurológica caracterizada por comprometimento na capacidade de executar movimentos coordenados precisos para alcançar determinado objetivo, ainda que o indivíduo tenha a intenção de fazê-lo.A apraxia pode ser causada por quadros adquiridos, tais como tumores, lesões e acidentes ou quadros demenciais, comumente presentes na terceira idade. A principal região envolvida na apraxia é o córtex motor e a área motora secundária.
Existem tipos diferentes de apraxia, como a ideomotora, a buco-facial, a de marcha e a do vestir. O primeiro caso é mais frequente em pacientes demenciados e pode ser descrito como a incapacidade de planejar ações motoras completas.
Já a apraxia buco-facial diz respeito à incapacidade de realizar movimentos com os músculos da face e da boca e pode muitas vezes vir acompanhada de afasia.
No caso da apraxia de marcha, fica comprometida a capacidade de andar, embora possam executar movimentos até mais complexos com as pernas, como cruzá-las ou fazer movimentos de bicicleta quando deitados.
O último tipo, apraxia do vestir, também presente em muitos quadros demenciais, é descrito como a incapacidade de se vestir adequadamente é, saber a ordem de cada peça de roupa ou usa repetidas vezes a mesma peça.