Você costuma ruminar?
A princípio parece ser uma pergunta sem sentido, uma vez que ruminar remete ao que os animais bovinos fazem: mastigar repetidas vezes o bolo alimentar, demoradamente,até ser fragmentado em partículas menores. Contudo, não é raro encontrar pessoas que também realizam este ato, ainda que de forma diferente.
Neste sentido, quando falamos em ruminar apontamos para pessoas que tem como hábito remoer coisas e acontecimentosrepetidamente. Embora todas as pessoas remoam conteúdos vez ou outra, a ruminação é prejudicial quando passa a ser vista como necessária, acreditando que ao ficar pensando sobre o problema uma solução será encontrada e tal questão não será mais um incômodo.
Diferentemente da preocupação que envolve ideiassobre o que pode acontecer no futuro, a ruminação diz mais respeito ao que aconteceu no passado ou ao que está acontecendo no presente, portanto, é uma revisitação sobre algum acontecimento.
A ruminação faz com que o indivíduo foque apenas em sentimentos ruins lembrando toda vez o quanto tal evento faz com que você se sinta mal. Também estreita a percepção sobre determinada situação, não oferecendo alternativas para lidar com aquilo que incomoda além de diminuira probabilidade de procurar comportamentos positivos ou recompensas. Não é por acaso que pesquisas apontam que pessoas que ruminam tem mais chances de ficarem deprimidas e ansiosas.
As pessoas que ruminam geralmente não toleram sentimentos confusose buscam soluções perfeitas que dariam conta sobre determinado problema. A questão, contudo, é a de que não existe solução perfeita, e ruminar infinitamente sobre algum assunto não trará quaisquer benefícios. Remoer constantemente muitas vezes pode estar ligado a algo difícil de aceitar, de engolir.
Portanto, se você tem como hábito ruminar tente questionar se isto tem trazido alguma vantagem e se não há outras possibilidades para lidar com certo assunto. Se for algo que te incomoda sobremaneira busque ajuda, pois ruminar pode ser uma estratégia equivocada de lidar com determinada situação.