Quarentena e o uso da internet pelos adolescentes
Nos dias atuais, observamos o consumo expressivo do uso da internet pelos adolescentes e mídias sociais.
Frequentemente, observamos os jovens usando os celulares, seja para conversar com amigos, ou para acessar as redes sociais.
Se isso já despertava preocupação pelos pais antes, agora, por conta da quarentena, este sentimento se intensificou. Isto porque os adolescentes, privados de outras atividades fora de casa como ir ao cinema, visitar a casa dos amigos ou mesmo praticar esportes, intensificaram o interesse em se manterem conectados. Desta forma, o tempo disponível após as aulas por vídeo foram voltados quase que exclusivamente para as mídias digitais.
O uso descontrolado da internet pelos adolescentes pode gerar dependência?
Foi observado em estudos que o uso excessivo da internet pode levar a dependência tecnológica: perda de controle em seu uso levando a consequências negativas, como enfraquecimento das relações sociais, descuidos nas tarefas cotidianas e até mesmo de si próprio. Essa dependência ocorre, pois, assim como na dependência de substâncias e de jogos de azar, o consumo das mídias sociais também ativa o sistema de recompensa no cérebro, responsável pela sensação de prazer provocada pela liberação de dopamina.
Embora haja preocupação sobre a quantidade de horas dedicadas a atividades na internet, não há um consenso sobre qual seria o tempo ideal, uma vez que a internet proporciona diferentes tipos de entretenimento, como interação em jogos, conversas online e criação de vídeos. Sendo assim, o recomendável é que os pais supervisionam o que os filhos estão consumindo, estipulam limites semanais de tempo, e, por fim, surgiram tarefas alternativas para serem feitas em família aos finais de semana, como jogos de tabuleiro, filmes e outras atividades que estimulem o convívio físico com outras pessoas.