Transtorno Obsessivo-Compulsivo – Parte 9
Como discutimos na semana passada, os quadros de TOC tendem a ser classificados em 5 subgrupos principais de acordo com sua sintomas e conteúdos: contaminação e limpeza; dúvidas e verificações; repugnantes; ordem e simetria; acumulação.
Gostaria de hoje conversar sobre o primeiro desses grupos – quando o TOC envolve conteúdos de contaminação e de limpeza. Trata-se do grupo de sintomas mais frequentes.
Os pensamentos obsessivos são caracterizados por preocupações com bactérias, vírus, sujeira, contaminantes ou até mesmo “energias negativas”. Há o medo de se possa adoecer em decorrência desses fatores ou que eles possam adoecer familiares ou pessoas próximas. É comum a própria pessoa considerar as preocupações como excessivas. Além dos pensamentos obsessivos clássicos, nesse quadro são comuns sintomas de nojo e fenômenos sensoriais, como sentir que a mão não está limpa o suficiente.
Como forma de lidar com a ansiedade gerada por esses pensamentos obsessivos, nojo e fenômenos sensoriais, o indivíduo desenvolve rituais compulsivos, tais como lavar as mãos repetidamente, trocar de roupa várias vezes ao dia, tomar banho várias vezes ao dia, limpar a casa repetidamente.
Além do mais, são frequentes comportamentos de evitação, discutidos em um texto anterior. Com isso, o indivíduo evita usar toaletes públicos, evita contato com objetos tocados frequentemente por outras pessoas, ou usa um lenço para fazê-lo, mantém distância de lixeiras.
De maneira geral, esse grupo de sintomas tende a apresentar boa resposta às terapias comportamentais e cognitivo-comportamentais voltadas para o TOC.