Transtorno Obsessivo-Compulsivo – Parte 13
O quadro de TOC pode ser dividido em 5 principais subtipos, conforme os conteúdos mais prevalentes no transtorno: contaminação / limpeza, dúvidas / verificações e repugnantes (agressivos, sexuais, blasfemos), ordem / simetria, e acumulação. Nas últimas semanas, apresentamos os quadros nos 4 primeiros tipos. Hoje finalizaremos essa sessão apresentando o TOC caracterizado por acumulação.
Alguns manuais diagnósticos mais recentes tendem a classificar esse transtorno separado do TOC, denominando-o transtorno de acumulação (ou hoarding disorder).
O quadro é caracterizado por um acúmulo de objetos de maneira excessiva, sem que tenham um valor real, uma utilidade ou um vínculo afetivo. É comum haver um pensamento de que “um dia será necessário aquele objeto”. Desse modo, frequentemente o ambiente domiciliar tende a ficar bagunçado, desorganizado, muitas vezes até dificultando que a pessoa se locomova pela casa.
O transtorno de acumulação tende a ser um quadro mais grave, no qual a pessoa tem menor consciência de seu transtorno e dos prejuízos advindos, com isso o tratamento tende a ser mais difícil e há maior risco de o quadro se cronificar.