Transtorno Obsessivo-Compulsivo – Parte 12
Temos abordado ao longo das últimas semanas os principais subtipos do TOC, conforme uma avaliação de seus conteúdos. Já abordamos conteúdos de contaminação/limpeza, dúvidas/verificações e repugnantes (agressivos, sexuais, blasfemos).
Continuando por esse trajeto, hoje conversaremos sobre o TOC marcado por conteúdos de ordem e simetria. Nesses casos, há uma intensa preocupação com a ordem de determinados objetos (como estão organizadas as roupas no armário), com o alinhamento dos objetos (como os CDs e livros em uma estante), a sequência (organizar roupas por cores, livros em ordem alfabética), com a ordem como um determinado procedimento é realizado (como tomar banho, escovar os dentes). As compulsões nesses casos são caracterizadas pela execução da ordem e da organização de forma ritualística.
Em geral as compulsões de organizar os objetos ou realizar procedimentos dessa forma são precedidos de obsessões caracterizadas por um pensamento supersticioso ou mágico. Ou seja, um pensamento de que se a organização não estiver daquela forma, algo ruim pode acontecer. Desse modo, aquela determinada ordem é considerada “boa” ou associada a sorte. Acontece também o fenômeno do just right (a sensação de que “tem que ser” de determinado modo).