Transtorno Obsessivo-Compulsivo – Parte 10
Na semana passada conversamos sobre o quadro de TOC composto por sintomas de conteúdo de contaminação e limpeza, o mais comum entre os quadros de TOC. Hoje conversaremos sobre o TOC com conteúdo de dúvidas e verificações, que se encontram entre os mais frequentes também.
Os pensamentos obsessivos são caracterizados por dúvidas (se a porta está fechada, se a luz está apagada, se o fogão está desligado, se a torneira está fechada). Em geral essas dúvidas são acompanhadas pelo medo de uma grave consequência, tais como roubos, explosões, incêndios, mortes.
Os rituais compulsivos nesses casos são caracterizados por verificações. A pessoa checa se a porta foi corretamente fechada e trancada, se a torneira não está pingando, se a luz foi corretamente apagada. Por vezes, o sujeito tem um número de vezes em que precisa realizar a verificação para se certificar.
Algumas vezes a pessoa busca garantias de outros. Questiona repetidamente alguém que está próximo para confirmar se tudo foi realizado adequadamente. Em geral, as perguntas repetidas diminuem a necessidade de verificações.
Em outras situações, o indivíduo tende a fazer verificações dissimuladas, de maneira sutil, de modo a tentar ocultar de outras pessoas. Uma forma de fazer isso é olhando repetidamente para determinados objetos, lâmpadas, fechaduras, para obter a certeza que busca. Há também a possibilidade de fazer verificações mentais, repassando na memória tudo que fez para se certificar de que não se esqueceu de nada.
Ocorrem também situações nas quais o sujeito não confia naquilo que está vendo e precisa tocar no objeto para se certificar (por exemplo, mesmo vendo que não esqueceu nada no armário, passa a mão para checar que não há nada).