Transtorno Do Espectro Autista: Como Identificar? | Renato Mancini
Renato Mancini Renato Mancini
Telefones
(11) 2688-7588 | (11) 2688-4733
Horário de Atendimento
Seg à Sex: 08h às 21h | Sab: 08H às 18H
Localização
Al. Joaquim Eugênio de Lima, 187 - cj.111- Bela Vista/SP
Localização
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 275 - Cj. 112 - Itaim Bibi - SP
  • Home
  • Quem Somos
    • A Clínica
    • Dr. Renato Mancini
    • Equipe
  • Atendimento
    • Todas as Áreas de Atendimento
    • Acompanhamento Terapêutico
    • Atendimento Domiciliar
    • Avaliação Neuropsicológica
    • Avaliação de Personalidade
    • Internação
    • Assistência Técnica Judicial
    • Psicologia
    • Psicoterapias
    • Psiquiatria
    • Minha roda da vida
  • Áreas de Atuação
    • Todas as Áreas de Atuação
    • Autismo
    • Crianças
    • Gravidez e Puerpério
    • Jovens e Adolescentes
    • Saúde Mental da Mulher
    • Depressão
    • Idosos
    • TDAH – Déficit de Atenção
    • Tiques
    • Transtorno Bipolar
    • Transtorno do Pânico
  • Localização
  • Equipe na Mídia
  • Blog
  • Soluções Corporativas
    • Área Restrita
    • Soluções Corporativas
    • Palestras
    • Soluções Customizadas
  • ©

Transtorno do Espectro Autista: como identificar?

29 de junho de 2017
Por: Dr. Renato Mancini
0 Comentários

Transtorno do Espectro Autista (TEA) se refere a um grupo de transtornos caracterizados por prejuízos qualitativos na interação social, associados a comportamentos repetitivos e interesses restritos.

Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, há grande heterogeneidade na gravidade e manifestação dos sintomas.

O espectro inclui, por exemplo, crianças que não se comunicam através da linguagem oral ou escrita e apresentam comportamentos agressivos direcionados a si mesmo ou aos outros.

Na outra ponta do espectro, entretanto, encontram-se pessoas que são incrivelmente talentosas em matemática, mas que têm dificuldade em iniciar ou manter uma conversa. Essas últimas costumam ser aquelas que acabam tendo o diagnóstico de TEA tardiamente, uma vez que os sintomas podem não ser tão evidentes até que as demandas sociais excedam o limite de suas capacidades.
Para obter os melhores resultados no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o diagnóstico e intervenção precoces são absolutamente cruciais para melhorar as chances da criança de desenvolver habilidades cognitivas importantes e funcionar em um nível elevado mais tarde na vida.

O diagnóstico do autismo é clínico, feito através de observação direta do comportamento e de uma entrevista com os pais ou responsáveis. Os sintomas costumam estar presentes antes dos 3 anos de idade, sendo possível fazer o diagnóstico por volta dos 18 meses de idade.
Sinais precoces de TEA:

1) Bebês com menos de 12 meses de idade


– Não demonstra interesse em faces.
– Faz pouco contato social.
– Nem sempre reage aos sons. Não responde ao seu nome, não se volta para ver de onde vem um som, ou não aparece assustado quando ele ouve um barulho alto.
– Não gosta de ser abraçado ou tocado.
– Não mostra interesse em brincadeira típicas para bebês (como se esconder e reaparecer)
– Não balbucia ou demonstra outros sinais iniciais de fala.
– Não usa gestos.

2) Crianças de 12 a 24 meses de idade


– Não usa gestos. Não agita a cabeça sim ou não. Não acena “adeus” nem aponta para coisas que ele quer.
– Não aponta para objetos que lhe interessem à sua volta (a maioria das crianças aponta para chamar sua atenção para compartilhar algo que lhes interessa, como um cachorro ou um brinquedo novo).
– Aos 16 meses, não utiliza palavras isoladas ou aos 24 meses, não utiliza frases com 2 palavras.
– Perda de habilidades verbais ou sociais, por exemplo, deixar de balbuciar ou mostrar interesse em pessoas.
– Parece estar em um mundo próprio.
– Anda nos dedos dos pés ou não anda.

3) Crianças com mais de 2 anos:


– Atraso na aquisição de linguagem.
– Padrão de fala incomum, monótono.
– Repetição de palavras ou frases. Repetição da pergunta dirigida a ele, invés de respondê-la.
– Brincadeiras incomuns ou uso de brinquedos de forma incomum. Por exemplo, gastar bastante tempo girando a roda do carrinho; alinhar objetos, enfileirar brinquedos; pressionar repetidamente o botão de um brinquedo.
– Geralmente brinca sozinho. Parece ter pouco interesse em outras crianças.
– Comportamento rígido em relação à rotina. Mudanças na rotina podem causar irritação ou agressividade.
– Comportamentos auto-lesivos, como morder mãos ou bater cabeça na parede quando frustrado.
– Movimentos repetitivos (“estereotipados”) como agitar os braços ou as mãos.
– Excessivamente sensível a vários tipos de estimulação. Pode resistir ao toque, ficar agitado pelo ruído, ser extremamente sensível aos cheiros ou se recusar a comer muitos alimentos. Ele pode querer usar apenas roupas sem etiquetas ou feitas de um determinado material.
– Medos incomuns, por exemplo, de bonecas ou balões. Ausência de medos que são comuns na infância, como medo de altura.
– Distúrbios de sono: dificuldade para adormecer; despertares noturnos; despertar muito cedo.

 

Se você identificar alguns desses sintomas, procure avaliação de um psiquiatra!

  • Informações
  • Artigos Recentes
renato mancini capa 480x480
Informações
Dr. Renato Mancini

A demanda da minha atividade profissional ao longo dos últimos anos cresceu exponencialmente, tornando-se um desafio cada vez maior conciliá-la com o atendimento de altíssima qualidade, do qual não abro mão.

[email protected]
  • CHAME A GENTE AGORA MESMO NO WHATSAPP CLICANDO AQUI T
    Obrigado por ter participado!!!
    Transtorno do Espectro Autista (TEA) se refere a um grupo de transtornos caracterizados por prejuízos qualitativos na interação social, associados a comportamentos repetitivos e interesses restritos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, há grande heterogeneidade na gravidade e manifestação dos sintomas. O espectro inclui, por exemplo, crianças que não se comunicam através da linguagem oral ou escrita e apresentam comportamentos agressivos direcionados a si mesmo ou aos outros. Na outra ponta do espectro, entretanto, encontram-se pessoas que são incrivelmente talentosas em matemática, mas que têm dificuldade em iniciar ou manter uma conversa. Essas últimas costumam ser aquelas que acabam tendo o diagnóstico de TEA tardiamente, uma vez que os sintomas podem não ser tão evidentes até que as demandas sociais excedam o limite de suas capacidades. Para obter os melhores resultados no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o diagnóstico e intervenção precoces são absolutamente cruciais para melhorar as chances da criança de desenvolver habilidades cognitivas importantes e funcionar em um nível elevado mais tarde na vida. O diagnóstico do autismo é clínico, feito através de observação direta do comportamento e de uma entrevista com os pais ou responsáveis. Os sintomas costumam estar presentes antes dos 3 anos de idade, sendo possível fazer o diagnóstico por volta dos 18 meses de idade. Sinais precoces de TEA: 1) Bebês com menos de 12 meses de idade – Não demonstra interesse em faces. – Faz pouco contato social. – Nem sempre reage aos sons. Não responde ao seu nome, não se volta para ver de onde vem um som, ou não aparece assustado quando ele ouve um barulho alto. – Não gosta de ser abraçado ou tocado. – Não mostra interesse em brincadeira típicas para bebês (como se esconder e reaparecer) – Não balbucia ou demonstra outros sinais iniciais de fala. – Não usa gestos. 2) Crianças de 12 a 24 meses de idade – Não usa gestos. Não agita a cabeça sim ou não. Não acena “adeus” nem aponta para coisas que ele quer. – Não aponta para objetos que lhe interessem à sua volta (a maioria das crianças aponta para chamar sua atenção para compartilhar algo que lhes interessa, como um cachorro ou um brinquedo novo). – Aos 16 meses, não utiliza palavras isoladas ou aos 24 meses, não utiliza frases com 2 palavras. – Perda de habilidades verbais ou sociais, por exemplo, deixar de balbuciar ou mostrar interesse em pessoas. – Parece estar em um mundo próprio. – Anda nos dedos dos pés ou não anda. 3) Crianças com mais de 2 anos: – Atraso na aquisição de linguagem. – Padrão de fala incomum, monótono. – Repetição de palavras ou frases. Repetição da pergunta dirigida a ele, invés de respondê-la. – Brincadeiras incomuns ou uso de brinquedos de forma incomum. Por exemplo, gastar bastante tempo girando a roda do carrinho; alinhar objetos, enfileirar brinquedos; pressionar repetidamente o botão de um brinquedo. – Geralmente brinca sozinho. Parece ter pouco interesse em outras crianças. – Comportamento rígido em relação à rotina. Mudanças na rotina podem causar irritação ou agressividade. – Comportamentos auto-lesivos, como morder mãos ou bater cabeça na parede quando frustrado. – Movimentos repetitivos (“estereotipados”) como agitar os braços ou as mãos. – Excessivamente sensível a vários tipos de estimulação. Pode resistir ao toque, ficar agitado pelo ruído, ser extremamente sensível aos cheiros ou se recusar a comer muitos alimentos. Ele pode querer usar apenas roupas sem etiquetas ou feitas de um determinado material. – Medos incomuns, por exemplo, de bonecas ou balões. Ausência de medos que são comuns na infância, como medo de altura. – Distúrbios de sono: dificuldade para adormecer; despertares noturnos; despertar muito cedo.   Se você identificar alguns desses sintomas, procure avaliação de um psiquiatra!
  • THUMB
    Como saber se alguém é IMPULSIVO? 
    Transtorno do Espectro Autista (TEA) se refere a um grupo de transtornos caracterizados por prejuízos qualitativos na interação social, associados a comportamentos repetitivos e interesses restritos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, há grande heterogeneidade na gravidade e manifestação dos sintomas. O espectro inclui, por exemplo, crianças que não se comunicam através da linguagem oral ou escrita e apresentam comportamentos agressivos direcionados a si mesmo ou aos outros. Na outra ponta do espectro, entretanto, encontram-se pessoas que são incrivelmente talentosas em matemática, mas que têm dificuldade em iniciar ou manter uma conversa. Essas últimas costumam ser aquelas que acabam tendo o diagnóstico de TEA tardiamente, uma vez que os sintomas podem não ser tão evidentes até que as demandas sociais excedam o limite de suas capacidades. Para obter os melhores resultados no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o diagnóstico e intervenção precoces são absolutamente cruciais para melhorar as chances da criança de desenvolver habilidades cognitivas importantes e funcionar em um nível elevado mais tarde na vida. O diagnóstico do autismo é clínico, feito através de observação direta do comportamento e de uma entrevista com os pais ou responsáveis. Os sintomas costumam estar presentes antes dos 3 anos de idade, sendo possível fazer o diagnóstico por volta dos 18 meses de idade. Sinais precoces de TEA: 1) Bebês com menos de 12 meses de idade – Não demonstra interesse em faces. – Faz pouco contato social. – Nem sempre reage aos sons. Não responde ao seu nome, não se volta para ver de onde vem um som, ou não aparece assustado quando ele ouve um barulho alto. – Não gosta de ser abraçado ou tocado. – Não mostra interesse em brincadeira típicas para bebês (como se esconder e reaparecer) – Não balbucia ou demonstra outros sinais iniciais de fala. – Não usa gestos. 2) Crianças de 12 a 24 meses de idade – Não usa gestos. Não agita a cabeça sim ou não. Não acena “adeus” nem aponta para coisas que ele quer. – Não aponta para objetos que lhe interessem à sua volta (a maioria das crianças aponta para chamar sua atenção para compartilhar algo que lhes interessa, como um cachorro ou um brinquedo novo). – Aos 16 meses, não utiliza palavras isoladas ou aos 24 meses, não utiliza frases com 2 palavras. – Perda de habilidades verbais ou sociais, por exemplo, deixar de balbuciar ou mostrar interesse em pessoas. – Parece estar em um mundo próprio. – Anda nos dedos dos pés ou não anda. 3) Crianças com mais de 2 anos: – Atraso na aquisição de linguagem. – Padrão de fala incomum, monótono. – Repetição de palavras ou frases. Repetição da pergunta dirigida a ele, invés de respondê-la. – Brincadeiras incomuns ou uso de brinquedos de forma incomum. Por exemplo, gastar bastante tempo girando a roda do carrinho; alinhar objetos, enfileirar brinquedos; pressionar repetidamente o botão de um brinquedo. – Geralmente brinca sozinho. Parece ter pouco interesse em outras crianças. – Comportamento rígido em relação à rotina. Mudanças na rotina podem causar irritação ou agressividade. – Comportamentos auto-lesivos, como morder mãos ou bater cabeça na parede quando frustrado. – Movimentos repetitivos (“estereotipados”) como agitar os braços ou as mãos. – Excessivamente sensível a vários tipos de estimulação. Pode resistir ao toque, ficar agitado pelo ruído, ser extremamente sensível aos cheiros ou se recusar a comer muitos alimentos. Ele pode querer usar apenas roupas sem etiquetas ou feitas de um determinado material. – Medos incomuns, por exemplo, de bonecas ou balões. Ausência de medos que são comuns na infância, como medo de altura. – Distúrbios de sono: dificuldade para adormecer; despertares noturnos; despertar muito cedo.   Se você identificar alguns desses sintomas, procure avaliação de um psiquiatra!
Compartilhe!
Tags autismotranstornos

Post navigation

Prev
Transtornos de Personalidade Parte 2 – Neuroimagem
Next
Contribuições da Psicoterapia para a Saúde Mental

Pesquisar

Artigos recentes

Ciclotimia x Transtorno Bipolar
maio 13, 2025
Memória ruim na terceira idade? Comprometimento Cognitivo Leve.
maio 12, 2025
Perspectiva e Realidade na Psicoterapia
maio 10, 2025

Mancini Psiquiatria

A Mancini Psiquiatria e Psicologia oferece soluções customizadas em Saúde Mental para a sua empresa, desde a detecção e tratamento de transtornos psiquiátricos e psicológicos até diagnósticos e intervenção sistêmicos da identidade corporativa.

Tags

alimentação alzheimer ansiedade aprendizado bem-estar bipolar comportamento coronavírus criança depressão dica emoção estresse filme gestação gravidez insônia isolamento livro luto Mancini mancini psicologia meditação medo memória mental panico personalidade psicologia psicoterapia psiquiatria quarentena relacionamento saude mental saúde saúde mental sono suicídio tdah terapia toc transtorno transtornos tratamento tristeza

Atendimento e especialidades

Ligue (11) 2855 – 3596 para iniciar seu tratamento com os mais renomados profissionais de saúde mental do Brasil
Contato

Deixe seu comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logotipo mancini psiquiatria 1
Equipe com os melhores especialistas e pesquisadores em Saúde Mental da USP, selecionados pelo Dr. Renato Mancini.

Política de Privacidade

Localização
Al. Joaquim Eugênio de Lima, 187 - cj.111 (a 2 quadras da av. Paulista) - Bela Vista - São Paulo/SP
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 275 - Cj. 112 - Bairro Itaim Bibi - São Paulo/SP
Contato
(11) 2688 - 7588
(11) 2688 - 4733
contato
Receba nosso resumo semanal
Copyright © 2019 Mancini Psicologia.

  • Author Details
57e06d9330a77e17aa984e0df5c53279?s=200&d=mm&r=g
Author Details
administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
[email protected]

Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar

  • Home
  • Quem Somos
    • A Clínica
    • Dr. Renato Mancini
    • Equipe
  • Atendimento
    • Todas as Áreas de Atendimento
    • Acompanhamento Terapêutico
    • Atendimento Domiciliar
    • Avaliação Neuropsicológica
    • Avaliação de Personalidade
    • Internação
    • Assistência Técnica Judicial
    • Psicologia
    • Psicoterapias
    • Psiquiatria
    • Minha roda da vida
  • Áreas de Atuação
    • Todas as Áreas de Atuação
    • Autismo
    • Crianças
    • Gravidez e Puerpério
    • Jovens e Adolescentes
    • Saúde Mental da Mulher
    • Depressão
    • Idosos
    • TDAH – Déficit de Atenção
    • Tiques
    • Transtorno Bipolar
    • Transtorno do Pânico
  • Localização
  • Equipe na Mídia
  • Blog
  • Soluções Corporativas
    • Área Restrita
    • Soluções Corporativas
    • Palestras
    • Soluções Customizadas
  • ©