Transtorno de Stress Pós Traumático – O que é e como tratar.
Você já ouviu falar em Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT)?
Este é um dos transtornos mais comuns no mundo e acomete 7,8% da população geral. Pode durar de 3 a 5 anos, podendo causar modificações permanentes na personalidade do indivíduo.
Ele é desencadeado por um evento estressante vivido pela pessoa e pode vir acompanhado de outros transtornos, como de humor, ansiedade, abuso/dependência de substâncias psicoativas (principalmente alcoolismo) ou dissociativo.
O evento desencadeante pode ser de qualquer natureza, seja desastre natural, violência doméstica, abuso sexual ou sequestro.
Pessoas que sofrem deste transtorno descrevem vivenciar flashbacks e sonhos com o evento traumático, alterações de sono e de afeto, dificuldade de concentração e hipervigilância, podendo levar a prejuízos sociais e ocupacionais.
O tratamento busca reduzir os sintomas apresentados de modo que o indivíduo seja capaz de retomar sua vida, relacionamentos e atividades.
Além de psicoterapia, preferencialmente de abordagem cognitivo comportamental, psicofármacos podem complementar o tratamento.