Transtorno de Personalidade Evitativa
Na semana passada completamos a discussão sobre o grupo A dos transtornos de personalidade, que são considerados os mais excêntricos e com pouco contato social, incluindo a esquizoide, a esquizotípica e a paranoide.
Hoje começaremos a abordar os transtornos de personalidade classificados no grupo C. Nesse grupo se inserem os indivíduos com maior necessidade de controle das relações e do ambiente ao seu redor, o que em geral lhe acarreta elevada ansiedade. Incluem-se os transtornos de personalidade obsessivo-compulsiva, dependente e evitativa.
O tema de hoje será o transtorno de personalidade evitativa, que é caracterizado pela elevada sensibilidade à rejeição nas relações, pelo sentimento de inadequação e pela inibição social.
Tendem a ser tímidos e retraídos socialmente, todavia, trazem importante desejo de ampliar seu contato social (o que os diferencia do grupo A, que tem pouco contato social, mas com pouco desejo de interação).
Têm medo de serem criticados, ridicularizados, desaprovados ou rejeitados, o que os leva a se isolarem e evitarem se envolver. Desse modo, é comum ficarem hipervigilantes da opinião alheia, preocupados com os outros pensam a seu respeito. Só se abrem quando têm alguma garantia de que serão bem aceitos e é frequente quererem agradar constantemente as pessoas ao seu redor.
Além do mais, costumam se sentir inadequados, inferiorizados, como se tivessem “algo errado”. Portanto, evitam se envolver em atividades novas que possam trazer o risco de se expor, de serem constrangedoras, ou trazer vergonha. No ambiente de trabalho, tendem a preferir empregos com menor exposição social e com rotina mais habitual. O mesmo acontece com suas atividades de lazer.
Na próxima semana continuaremos abordando os transtornos de personalidade do grupo C.
Grupo A – indivíduos que tendem a ser mais excêntricos e com pouco contato social
- Esquizotípico
- Esquizoide
- Paranoide
Grupo B – indivíduos que tendem a ser mais impulsivos e com comportamentos mais instáveis e erráticos
- Narcisista
- Borderline
- Histriônico
- Antissocial
Grupo C – indivíduos que tendem a ter maior necessidade de controle das relações e do ambiente, com ansiedade mais elevada
- Obsessivo-compulsivo
- Dependente
- Evitativo
BIBLIOGRAFIA
Sadock, B; Sadock, V; Ruiz, P. Compêndio de Psiquiatria – Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica. 11ª edição. Porto Alegre : Artmed, 2017. Capítulo 22 – Trantornos de Personalidade. Pp. 742-762.
Tavares, H; Ferraz, RB; Bottura, HML. Capítulo 29 – Transtornos de Personalidade. In: Forlenza, OV; Miguel, EC (ed). Compêndio de Clínica Psiquiátrica. Barueri, SP : Manole, 2012. Pp. 511-526.
2 Comments
Jennifer
Se aguen se encaixa em algum destes grupos ela deve procurar ajuda médica?
Dr. Renato Mancini
Sim, Jennifer. O mais recomendado é procurar um psiquiatra para uma avaliação. Um abraço,
Dr. Renato Mancini