Transtorno de Personalidade Dependente
No último texto iniciamos a discussão sobre o grupamento C dos transtornos de personalidade, no qual se inserem os indivíduos com maior necessidade de controle das relações e do ambiente ao seu redor, o que em geral lhes acarreta elevada ansiedade.
O primeiro a ser abordado foi o transtorno de personalidade evitativa, caracterizado principalmente pela elevada sensibilidade à rejeição nas relações, pelo sentimento de estar inadequado e por se sentir inibido socialmente.
Hoje conversaremos sobre o transtorno de personalidade dependente, que é descrito primordialmente pela elevada insegurança e necessidade de cuidado. Ou seja, são indivíduos com pouca autoconfiança e desconforto em permanecerem sozinhos. Demonstram dificuldade intensa em tomar decisões e assumir responsabilidades. Por não confiarem em si mesmos, têm medo de iniciar novos projetos e desenvolver atividade por conta própria.
Consequentemente, buscam constantemente conselhos de outras pessoas e reasseguramentos de suas atitudes. Podem inclusive passar a delegar as decisões de sua vida para outras pessoas, mesmo nas áreas principais de sua vida, sejam no ambiente familiar ou sobre a vida profissional.
Temem perder o apoio dessas pessoas (das quais dependem), serem abandonadas por elas. Por isso, buscam por aprovação e chegam a se submeter até mesmo a situações desagradáveis por medo de perder o apoio. Desejam ter um relacionamento a qualquer custo.
Na próxima semana abordaremos o último dos transtornos de personalidade do agrupamento C.
Grupo A – indivíduos que tendem a ser mais excêntricos e com pouco contato social
- Esquizotípico
- Esquizoide
- Paranoide
Grupo B – indivíduos que tendem a ser mais impulsivos e com comportamentos mais instáveis e erráticos
- Narcisista
- Borderline
- Histriônico
- Antissocial
Grupo C – indivíduos que tendem a ter maior necessidade de controle das relações e do ambiente, com ansiedade mais elevada
- Obsessivo-compulsivo
- Dependente
- Evitativo
BIBLIOGRAFIA
Sadock, B; Sadock, V; Ruiz, P. Compêndio de Psiquiatria – Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica. 11ª edição. Porto Alegre : Artmed, 2017. Capítulo 22 – Trantornos de Personalidade. Pp. 742-762.Tavares, H; Ferraz, RB; Bottura, HML. Capítulo 29 – Transtornos de Personalidade. In: Forlenza, OV; Miguel, EC (ed). Compêndio de Clínica Psiquiátrica. Barueri, SP : Manole, 2012. Pp. 511-526.