O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) consiste em instabilidade das relações interpessoais e da autoimagem, além de impulsividade. O quadro tem início no começo da vida adulta.
A principal característica é o medo real ou imaginário do abandono. São indivíduos sensíveis às circunstâncias ambientais. Apresentam raiva diante de uma separação, mesmo que seja de curto prazo.
A prevalência na população é estimada em 1,6%, embora possa chegar a 5,9%, sendo que o diagnóstico é predominante no sexo feminino. Essa prevalência pode diminuir nas faixas etárias mais altas.
Dos 30 aos 50 anos, a maioria dos indivíduos alcança uma estabilidade maior nos relacionamentos e no funcionamento profissional.
O tratamento envolve acompanhamento com psicoterapia e uso de medicações prescritas pelo psiquiatra.
A medicina sempre foi algo muito presente em minha vida por ser filha de médicos. Ao me formar na escola pensei em cursar psicologia e jornalismo, porém não consegui negar as minhas origens. A psiquiatria sempre foi uma opção pelo prazer da escuta e por entender a importância do acolhimento, mas a pediatria também me atraía pelo fato de gostar muito de crianças. No quarto período da faculdade descobri a psiquiatria infantil e desde então decidi enveredar por esse caminho. Me formei na Faculdade de Ciências Médicas de MG, mas me mudei para SP para fazer residência. A formação em psiquiatria ocorreu pela Faculdade de Medicina do ABC e a formação em psiquiatra da infância e adolescência se deu pela UNIFESP. O meu diferencial é fazer um atendimento juntamente com a equipe multidisciplinar, visando as trocas para um maior e melhor cuidado com o paciente.
Durante a formação psiquiátrica atuei em toda a grande São Paulo, conhecendo diferentes realidades e podendo observar como um tratamento adequado ao contexto do paciente, pode de fato modificar vidas.
Me identifiquei principalmente com os quadros agudos, com demandas emergenciais, e com o encanto do atendimento lúdico de crianças e adolescentes. Realizei minha subespecialização em psiquiatria da infância e adolescência pela UNIFESP mas não abri mão de seguir atuando nas zonas carentes da cidade. A curiosidade quanto a mente e o comportamento humano ainda é um grande motivador da busca por conhecimento e por isso iniciei meu estudos quanto a orientação de pais e cuidadores. Meu diferencial é o atendimento focado na individualidade do ser humano, com escuta acolhedora e paciente. Atuando em conjunto com a realidade e necessidade do outro.
A medicina sempre foi algo muito presente em minha vida por ser filha de médicos. Ao me formar na escola pensei em cursar psicologia e jornalismo, porém não consegui negar as minhas origens. A psiquiatria sempre foi uma opção pelo prazer da escuta e por entender a importância do acolhimento, mas a pediatria também me atraía pelo fato de gostar muito de crianças. No quarto período da faculdade descobri a psiquiatria infantil e desde então decidi enveredar por esse caminho.
Me formei na Faculdade de Ciências Médicas de MG, mas me mudei para SP para fazer residência. A formação em psiquiatria ocorreu pela Faculdade de Medicina do ABC e a formação em psiquiatra da infância e adolescência se deu pela UNIFESP.
O meu diferencial é fazer um atendimento juntamente com a equipe multidisciplinar, visando as trocas para um maior e melhor cuidado com o paciente.
Durante a formação psiquiátrica atuei em toda a grande São Paulo, conhecendo diferentes realidades e podendo observar como um tratamento adequado ao contexto do paciente, pode de fato modificar vidas.
Me identifiquei principalmente com os quadros agudos, com demandas emergenciais, e com o encanto do atendimento lúdico de crianças e adolescentes. Realizei minha subespecialização em psiquiatria da infância e adolescência
pela UNIFESP mas não abri mão de seguir atuando nas zonas carentes da cidade.
A curiosidade quanto a mente e o comportamento humano ainda é um grande motivador da busca por conhecimento e por isso iniciei meu estudos quanto a orientação de pais e cuidadores.
Meu diferencial é o atendimento focado na individualidade do ser humano, com escuta acolhedora e paciente. Atuando em conjunto com a realidade e necessidade do outro.
A Mancini Psiquiatria e Psicologia oferece soluções customizadas em Saúde Mental para a sua empresa, desde a detecção e tratamento de transtornos psiquiátricos e psicológicos até diagnósticos e intervenção sistêmicos da identidade corporativa.