Transtorno de Acumulação
O Transtorno de Acumulação é um transtorno considerado parte do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) caracterizado pelo comportamento de pegar e guardar objetos (geralmente de pouca utilidade), não se desfazendo das suas posses mesmo sem o seu uso. Há uma dificuldade enorme para o descarte, logo os objetos vão se acumulando até um ponto em que a casa pode ficar bastante suja e de difícil trânsito. Em alguns casos, o ambiente pode virar uma concentração de insetos e sujeira colocando em risco a própria saúde do paciente, dos familiares e dos vizinhos, fora aumento de risco de acidentes como incêndios e cortes.
Em alguns casos, a acumulação não é de objetos e sim de animais. Pelo excesso de bichos, fica muito difícil garantir um ambiente limpo e saudável.
Alguns estudos apontam que cerca de 2% da população possa ter esse transtorno, é mais comum em pessoas mais velhas e com menor grau de escolaridade.
O tratamento pode ser bastante difícil porque poucos pacientes têm a real crítica do problema, não procuram ou aceitam ajuda, costumam falar que não há nada de problemático no comportamento. Por não entenderem a gravidade do problema, cria-se um bloqueio e não entendem a real dimensão dos prejuízos.
Os principais tratamentos são a Terapia Cognitiva Comportamental e o tratamento medicamentoso.