TEA E Síndrome de Asperger: características, diagnóstico e tratamento
O transtorno do espectro autista caracteriza-se por um modo particular de experienciar e vivenciar o mundo de maneira geral. Vamos conhecer agora um pouco mais a respeito desse transtorno, bem como maneiras de facilitar a adaptação da pessoa que o vivencia ao mundo ao redor.
O que antigamente era conhecido apenas com a generalização de autismo, nas edições mais recentes do DSM está classificado como um transtorno do espectro autista. Por que espectro? Qual a diferença?
O autismo está situado em um gradiente de intensidade de sinais e sintomas, podendo cada indivíduo manifestar diferentes graus da mesma síndrome, do mais grave e mais debilitante, que tende a se manifestar desde os primeiros meses de idade, até outras dificuldades que vão se dando a ver no decorrer do desenvolvimento, às vezes ficando evidentes na idade adulta.
Posto que o transtorno do espectro autista é um transtorno do desenvolvimento, seu diagnóstico é feito no decorrer da vida do indivíduo, conforme as dificuldades de adaptação vão aparecendo.
O indivíduo situado no espectro do autismo costuma apresentar algumas dificuldades em lidar com os aspectos organolépticos de uma maneira geral. Pode vir a apresentar dificuldade em aceitar determinados tipos de alimentos por sua textura, viscosidade, temperatura ou mesmo coloração. Por vezes a dificuldade de adaptação se dá em texturas das vestimentas também, sendo os tecidos um aspecto importante a ser selecionado.
Mais adiante no desenvolvimento da pessoa no espectro autista, podemos nos deparar com dificuldades do ponto de vista relacional. Na interrelação da pessoa com seus pares. Em geral, a pessoa no espectro costuma apresentar interesses bastante específicos, a respeito de assuntos determinados. A depender da intensidade e da rigidez deste interesse específico, podemos denominar tal característica como hiperfoco.
O hiperfoco consiste justamente na seleção extremamente criteriosa de um assunto ou campo de interesse, podendo o indivíduo permanecer dedicado à esta mesma atividade ou contemplação por longo período de tempo. Os assuntos variam sempre de acordo com a individualidade de cada pessoa.
Ainda sobre o aspecto das relações interpessoais da pessoa no espectro autista, podemos verificar algum grau de dificuldade em estabelecer o contato visual. Não se deve confundir com dificuldade em manter o contato visual, muito comum em indivíduos tímidos. No espectro do autismo, a ausência de contato visual costuma aparecer mais precocemente, e de maneira mais estável, mais perene, independentemente de o indivíduo estar ou não em situações de pressão ou ansiedade.
Mais adiante no desenvolvimento chegamos à idade dos adultos jovens e adultos maduros, onde a condição recebe a classificação de Síndrome de Asperger.
A síndrome de Asperger tem como principal característica a dificuldade relacional. O indivíduo manifesta dificuldades em desenvolver um comportamento adaptativo de imitação de seus pares, vivendo as situações de forma bastante particular, marcada por peculiaridades.
O indivíduo na Síndrome de Asperger, pelo fato de a condição estar situada num ponto do desenvolvimento em que ele já é considerado uma pessoa adulta, costuma estar integrado à sociedade e adaptado à alguma atividade. Ou seja, a pessoa na Síndrome de Asperger geralmente consegue trabalhar, estudar, tem relacionamentos amorosos, namora, casa, faz todas as coisas que os indivíduos normotípicos (não atípicos, fora do espectro do autismo) fazem.
A análise qualitativa faz toda diferença nesse caso. Ou seja, a forma, a maneira, o modo particular como a pessoa na Síndrome de Asperger vai realizar as atividades, o modo como a pessoa vai se relacionar com o mundo, fornece os indicativos que sugerem a existência de uma Síndrome de Asperger.
Quais sinais são esses afinal? Vejamos.
Em geral, tais indivíduos podem se apresentar bastante rígidos em relação às situações. Não toleram mudanças. Sendo assim, tendem a ficar muito confortáveis com uma rotina preestabelecida, organizada e fixa. Alterações de planos e quaisquer imprevistos podem gerar intenso sofrimento à pessoa nessa condição.
Podem apresentar também uma alta seletividade em todas as coisas às quais se dedicam. As escolhas feitas são sempre minuciosas e bastante específicas, em todas as esferas da vida.
Outra característica que pode ser observada é alguma tendência ao isolamento. O indivíduo na Síndrome de Asperger pode apresentar uma importante dificuldade em se imiscuir aos demais, em se interessar pelas mesmas atividades, interesses e conversas que os seus pares. Isso faz com que o isolamento possa aparecer. Importante diferenciar esse isolamento de um sintoma de depressão.
A pessoa na Síndrome de Asperger, neste caso, não preenche os outros critérios de um quadro depressivo. Não apresenta falta de energia, humor entristecido ou apatia. Apenas tem como costume estar mais recluso, voltado às suas atividades de escolha.
Como é feito o diagnóstico da Síndrome de Asperger?
O diagnóstico é feito por profissional médico, em geral psiquiatra, ou psicólogo clínico habilitado a identificar sinais e sintomas da psicopatologia em questão. O psicodiagnóstico detalhado pode levar algumas consultas até ser estabelecida a hipótese diagnóstica mais provável, com vistas a traçar o melhor tratamento possível. O tratamento pode ou não envolver medicação psicotrópica, e frequentemente tem apresentado bons resultados com acompanhamento psicológico, AT, e terapia ocupacional em alguns casos.
O trabalho de inserção psicossocial do indivíduo em Síndrome de Asperger é de suma importância, fundamental. Afinal, é justamente na dificuldade em modular a forma de estar com os outros onde reside o maior obstáculo na vida diária do indivíduo em Síndrome de Asperger.
O prognóstico pode ser muito bom, pessoas nessa condição são plenamente capazes de escreverem histórias de sucesso, conseguirem excelentes resultados naquilo em que se propuserem na vida e serem indivíduos felizes.
Por fim, se você conhece alguém que possa se enquadrar na Síndrome de Asperger e talvez esteja precisando de apoio, busque ajuda!