TDAH: Os diferentes tipos.

Muitas pessoas não sabem que o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) apresenta tipos diferentes. Embora a sigla seja a mesma, as formas como ele se expressa podem variar bastante, tanto pela diversidade dos sintomas quanto em sua intensidade.
Russell A. Barkley é um dos maiores especialistas no estudo do TDAH, é frequentemente citado como referência em publicações sobre o tema. Ele enfatiza que o TDAH é mais do que dificuldade em prestar atenção, sendo um transtorno que afeta a autorregulação e o controle de impulsos, implicando em consequências negativas significativas no cotidiano e resultando em sofrimento generalizado em todas as áreas da vida, seja a social, profissional e nos estudos.
Barkley categorizou em três dimensões do funcionamento afetadas pelo transtorno, são elas:
- Baixa inibição.
- Baixo autocontrole.
- Problemas nas funções executivas.
Geralmente, os pacientes que recebem o diagnóstico de TDAH na vida adulta, também são diagnosticados com outras condições mentais, os mais comuns são os transtornos de ansiedade e transtornos depressivos. Condições que podem ampliar os déficits atencionais e os prejuízos funcionais gerais.
Outro dado muitas vezes pouco conhecido, é que o TDAH é um transtorno de neurodesenvolvimento, significa que os sintomas iniciam ainda durante a infância, geralmente é mais notável após o ingresso na vida escolar, devido os prejuízos causados pela desatenção, impulsividade e/ou hiperatividade que resultam em baixo ou irregular desempenho, queixas sobre o padrão de comportamento e também em prejuízos sociais. Outra informação importante sobre o TDAH é que ele possui um forte componente genético, com boa probabilidade de ser herdado geneticamente.
Os três tipos de TDAH:
- TDAH Tipo Desatento:
Principais características:
Dificuldade em prestar atenção em detalhes, comete erros por descuido.
Parece estar sempre disperso o famoso “no mundo da lua”.
Esquecimento frequente (horários, chaves, datas importantes, atividades). Procrastinar tarefas que possam exigir esforço mental prolongado.
- TDAH Tipo Hiperativo-Impulsivo:
Fala demais e interrompe os outros.
Dificuldade em ficar parado por muito tempo.
Tomada de decisões impulsivas, sem pensar nas consequências.
Parece que está sempre com o motor ligado.
- TDAH Tipo Combinado:
Vários sintomas de desatenção, hiperatividade-impulsividade.
Alternância entre momentos de distração e excesso de energia. Pode ser mais difícil de identificar por conta dessa variação.
Cada tipo de TDAH tem suas particularidades, entender e identificar essas diferenças é o primeiro passo para lidar de forma mais assertiva. O importante é saber que existem recursos e tratamentos com evidências de ganhos de qualidade de vida e saúde mental.
Dica de leitura:
Vale a pena conferir o livro “Vencendo o TDAH Adulto”! Esta obra oferece informações práticas e baseadas em evidências para melhorar a qualidade de vida dos adultos diagnosticados com o transtorno.
É uma obra escrita por Russell A. Barkley, um dos maiores especialistas no estudo do TDAH.
Referências Bibliográficas:
Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento.et al; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli. et al; 5. ed. Porto Alegre; Artmed;2014.
Barkley, R; Vencendo o TDAH- transtorno de déficit de atenção adulto; 2. ed. Porto Alegre; Artmed; 2011.