TDAH em adultos, é possível?
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, também chamado de TDAH é caracterizado por um padrão de comportamento hiperativo e desatento ao longo da vida da pessoa. É comum que o diagnóstico seja realizado na idade escolar, já que a dificuldade de atenção prejudica na maioria das pessoas o desempenho acadêmico.
Adultos podem sim apresentar os sintomas de TDAH, incluindo dentre as principais dificuldades o planejamento, organização e execução de tarefas, desatenção, procrastinação e problemas conjugais. É importante lembrar que este transtorno possui origem neurobiológica, isto é, as dificuldades de comportamento e atenção estão associados a uma alteração cerebral.
Ao longo do amadurecimento os sintomas tendem a diminuir de frequência e intensidade, desde que o sujeito siga o tratamento recomendado. A psicoterapia cognitivo comportamental aliada a técnicas de reabilitação neuropsicológica visam promover a qualidade de vida da pessoa, incluindo o aumento de produtividade acadêmica, profissional e pessoal. Na dúvida procure um especialista, afinal nunca é tarde para ser feliz.