Sua mania de organização poderia ser Transtorno Obsessivo Compulsivo?
Muitas pessoas com mania de organização acabam por dizer que tem TOC sem de fato saber o que é este transtorno e, a forma como ele impacta na vida de quem de fato tem esse problema de saúde.
O Transtorno Obsessivo Compulsivo é um transtorno psiquiátrico caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões que consomem tempo, causam estresse ou interferência na vida do paciente. Ele afeta todas as faixas etárias mas em geral tem início na infância, com intensificação dos sintomas na vida adulta. Estudos mostram que cerca de 60% dos portadores esperam muito tempo para buscar tratamento ou não recebem tratamento adequado.
Obsessões são pensamentos intrusivos egodistônicos, ou seja, não desejados. Podem ser ideias, imagens, medos, pensamentos ou preocupações que são sentidas como desconfortáveis, de difícil controle e causadoras de ansiedade. Já as compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais realizados de forma a diminuir, eliminar ou ignorar a aflição causada por essas obsessões. Tanto as obsessões quanto as compulsões tem relação com o contexto em que o paciente está inserido, podendo ter caracteristicas de simetria, sexualidade, agressividade, religiosas, contaminação, limpeza, verificação, alinhamento, ordenação e enumeração.
É importante frisar o caráter prejudicial e limitante da presença desses sintomas na vida do paciente e que não se caracteriza apenas por uma mania. Na observação de sintomas de TOC não exite em buscar ajuda. O diagnóstico precoce com estabelecimento de tratamento adequado (psicoterapeutico e medicamentoso) auxiliam no retorno a qualidade de vida.