Solidão na Pandemia: 4 dicas de como lidar
Por mais que a solidão seja um sentimento humano, com a vinda na pandemia de COVID-19, muitos de nós estão sentindo uma solidão intensa, desesperadora, maior do que a que já vivemos antes na vida.
Seja morando sozinho ou com outras pessoas durante a quarentena, esse vírus tem afetado o jeito como interagimos e nos impondo esse sentimento de modo mais constante.
Sentimentos de afastamento, isolamento e ausência apesar de desconfortáveis são parte da existência humana. Esses sentimentos não são problemáticos em si, mas o jeito como respondemos a isso pode gerar problemas na nossa vida.
Neste caso, sentimentos de solidão podem trazer consigo julgamentos. “Que horrível me sentir assim. Por que estou passando por isso?”. Por causa desses pensamentos, as pessoas tendem a rotular suas experiências de solidão como ruins, e assim fazem um grande esforço para evitar essa sensação.
Mas saiba que sentimentos são só sentimentos, eles não são um problema em si.
O modo como lidamos com eles – ou convivemos com eles – é o que causam os problemas. Com um pouco de esforço, nós podemos modificar esse hábito de tentar mudar como nos sentimos e em vez disso, passar por isso tolerando e lidando com a situação.
Solidão na Pandemia? aqui estão algumas dicas que podem te ajudar:
-
Aceite o que está sentindo, sem tentar mudar
A primeira e mais poderosa abordagem é ter estratégias para aceitar os sentimentos. A ideia é simples, mas isso exige mudar o jeito como você vê os sentimentos. Em vez de lutar contra eles por julgá-los ruins, tente apenas notar e nomear esse sentimento sem julgar se é bom ou ruim. Talvez você possa também lembrar a si mesmo que não precisa lutar para que ele desapareça. Os sentimentos são impermanentes e você não vai se sentir assim para sempre.
As práticas de mindfulness podem contribuir muito para essa habilidade de aceitar emoções sem julgamento.Olhe para o sentimento com curiosidade. Você pode sentir alguma coisa no corpo. Observe o ritmo de sua respiração ou se sente aperto no peito.
-
Busque contato
Quando perceber que está se sentindo só, pode ser importante buscar contato. Use a criatividade e veja como você pode possibilitar o sentimento de ligação, afinidade, vínculo. Para muitas pessoas, encontrar aspectos em comum com o outro pode ser um bom ponto de partida. Procure se abrir com alguém próximo. É possível que essa pessoa saiba do que você está falando. Caso seja difícil falar disso mas você esteja morando com alguém, busque atividades em comum. Caso esteja sozinho em casa, você pode entrar em um clube virutal de livros ou de troca de experiências em atividades como culinária ou atividade física, por exemplo. Dê preferência para vínculos pessoais ou individuais caso consiga e evite substituí-los por mídias sociais sempre que possível.
-
Tenha autocompaixão
Quando nos sentimos sós, é comum nos culparmos por ter gerado isso ou por sermos fracos ou pouco autossuficientes. Em vez de pensar assim, tenha um pouco de compaixão por você. Cuide-se como se parte de você fosse algum cuidador seu, e permita se reconfortar e acolher suas fragilidades. Algumas técnicas de mindfulness podem ajudar nesse exercício.
-
Mantenha um diário
Esse hábito pode te ajudar a olhar para esse sentimento com um pouco mais de empatia consigo mesmo. Olhar para ele com cuidado pode ser uma maneira de reduzir o poder que ele tem na sua vida.
Escrever e manter um diário é um modo de transferir seus sentimentos para o papel e tirar um pouco do peso das suas costas. Você pode escrever sobre momentos em que se sente mais sozinho ou menos sozinho.
Os pensamentos que passam pela cabeça quando se sente assim, ou meios de sentir ligação com as pessoas e as coisas.
Identificar o que você está sentindo, aceitar que o sentimento está aí e correr atrás de maneiras de aumentar seu vínculo com as pessoas na vida pode te ajudar a superar a sensação ruim que a solidão está gerando e criar conexões mais significativas.
Esse sentimento pode também ser um ponto de partida para buscar uma psicoterapia. Se você está se sentindo só, considere buscar um profissional de saúde mental. Falar sobre o que sente e ter a vantagem do contato e atenção humana podem aliviar parte da solidão que você está sentindo.
Se precisa de ajuda ou está com dúvidas, não deixe de se consultar com profissionais que podem te ajudar.