Sintomas psiquiátricos na doença de Parkinson
Quando falamos em Doença de Parkinson, inicialmente pensamos nos sintomas motores como tremores, lentificação dos movimentos, dificuldade para caminhar. Porém é bastante comum encontrar, nesses pacientes, alguns sintomas psiquiátricos.
Podemos dividir os sintomas psiquiátricos em algumas categorias como afeto (depressão, ansiedade), percepção e pensamento (psicose), motivação (apatia, redução de impulsos), sono.
No início da doença, as características mais encontradas são humor deprimido, isolamento social, ansiedade aumentada. Com o avanço do quadro, passamos a observar lentificação do pensamento, prejuízo de memória, prejuízo na linguagem, desorientação, alucinações visuais, sono irregular, entre outros.
Apesar do acompanhamento inicial do quadro ser geralmente feito por um neurologista, não é incomum que o paciente também faça um acompanhamento psiquiátrico. O tratamento visa o controle e/ou melhora dos sintomas podendo incluir o uso de medicamentos. A escolha das medicações deve ser bastante criteriosa.