Síndrome de Burnout: o que é e de onde veio?
Fadiga, ansiedade extrema, angústia, fortes dores de cabeça, tonturas, tremores, muita falta de ar, oscilações de humor, alterações do sono, dificuldade de concentração, problemas digestivos, sensação de esgotamento físico e mental relacionado à vida profissional.
São estas características da SÍNDROME DE BURNOUT, que do inglês significa “queimar por completo”, definida pelo psicanalista americano Herbert J. Freudenberger, após ser ele mesmo vítima de tal distúrbio psíquico nos anos de 1970.
Contudo, a Síndrome de Burnout já foi relatada muito antes de receber este nome. Segundo um artigo de Ulrich Kraft publicado na revista Mente e Cérebro de junho de 2006, não há estatísticas que comprovem o aumento na ocorrência do Burnout, embora seja inquestionável o aumento da pressão nos ambientes profissionais.
De acordo com o professor de psicologia do comportamento Manfred Schedlowski, do Instituto Superior de Tecnologia de Zurique (ETH), isso se explica pela dificuldade de diferenciar a síndrome de outros males, como episódios depressivos, ansiosos ou somatoformes.
Se você tiver interesse por outros temas relacionados à Psicologia, Psiquiatria, Neuropsicologia e Saúde, mande suas sugestões para o e-mail julia@mancinipsiquiatria.com.br Terei o maior prazer em esclarecer suas dúvidas.