Sentimentos e emoções.Analisando em cinco partes!
Os sentimentos e emoções são reações naturais do nosso corpo. Entre as suas funções,elas são responsáveis por dar significado às nossas experiências, colorem a nossa vida.
As emoções tiveram e ainda tem, um papel muito significativo na nossa evolução como espécie, nos ajudaram a sobreviver! E continuam nos auxiliando em nossa sobrevivência e na manutenção da vida.
Quando analisamos a sua função em nossa sobrevivência, não apenas as emoções classificadas como “positivas” tiveram destaque. As nossas emoções chamadas de “negativas”, protagonizam um papel extremamente importante! Como, por exemplo; O medo, responsável por nos avisar de um perigo, seja ele algo real, como a visão de uma serpente venenosa em nosso caminho ou algo simplesmente imaginário de uma situação
que nunca aconteceu ou que seja improvável que aconteça. Nesse constante processo de interação com o ambiente e contínuo aprendizado, nós internalizamos significados às nossas emoções e sentimentos. O seu medo pode significar que realmente exista uma situação em que você ou alguém amado possa estar sob perigo. Porém, nem sempre é simples expressar em palavras o que sentimos, por vezes apenas sentimos. Isso pode acontecer por diversas razões e também nos dá uma oportunidade de
assimilarmos as emoções e sentimentos por outras perspectivas.
De acordo com Leahy, autor do livro Não Acredite em Tudo que Você Sente (2021), é possível classificar e separar em cinco partes as emoções e sentimentos. Essa habilidade nos ajuda a identificá-las e por consequência, modificá-las, fazendo a nossa experiência mais consciente Elas são: sensações, crenças, objetivos, comportamentos e tendência interpessoais (Leahy, 2021, p.11).
As sensações são o que notamos de mudanças no nosso corpo na presença de uma emoção ou sentimento, como sentir o coração disparar, tremores pelo corpo, tensões musculares, sensação de friozinho no estômago são alguns exemplos. As crenças, são os nossos pensamentos, o significado que damos às emoções, como, por exemplo, posso ter pensado que o meu melhor amigo respondeu a minha mensagem propositalmente por que “sou um chato” e me sinto triste. Objetivos e identificar sobre o que se trata, se sente tristeza, é pela razão de algo ou alguém e precisa ser sobre algo importante-essencial para mim naquele momento. Os comportamentos são a nossa inclinação de resposta diante as emoções e sentimentos, como por exemplo,”toda vez que me sinto triste, fico sozinho no meu quarto”. As tendências pessoais são inclinações, reações pessoais de como interagimos, algumas pessoas podem buscar apoio, evitar situações, se queixarem. No exemplo, quando estou triste me sinto desesperançoso, posso me isolar por me achar um peso para as pessoas.
Agora vamos olhar uma emoção! Usaremos como exemplo a tristeza.
Quando me sinto triste…