Ter um parceiro, construir um relacionamento de cumplicidade e duradouro, é um dos objetivos que geralmente se estabelece na vida adulta. Uma meta a ser alcançada, para a qual lutamos com afinco e certa ansiedade. Entretanto, pouco consideramos como nos preparar para conquistar esse objetivo. Se valorizamos a educação e queremos fazer uma boa faculdade, por exemplo, nos preocupamos com a qualidade dos estudos nos anos escolares, especialmente no ensino médio, ou aceitamos a necessidade de nos submetermos a um curso pré-vestibular. Mas e para um relacionamento amoroso saudável, como se preparar? Estabelecer uma relação duradoura e saudável exige autoconhecimento, autoconfiança, equilíbrio e maturidade. Demanda saúde emocional para lidar com os seus limites e os da outra pessoa. Requer flexibilidade para considerar culturas diferentes, criações diferentes, que terão de ser conciliadas na caminhada como casal. Em resumo, exige investimento, esforço, cuidado e preparo. Portanto, não se apoie na ideia de que uma relação duradoura depende exclusivamente de encontrar a “pessoa certa”. Ou que o “acaso” te promoverá um relacionamento, leve e fácil, aleatoriamente. Cuide das suas emoções e do seu bem-estar psicológico antes de se relacionar, se conheça, entenda sua maneira de funcionar, ressignifique possíveis traumas. Essas iniciativas certamente te promoverão muito mais chances de estabelecer uma longa e saudável relação a dois.
Compreender mais o comportamento humano e poder contribuir de alguma maneira na qualidade de vida das pessoas, sempre me gerou curiosidade e interesse. Por isto, desde muito cedo me apaixonei pela Psicologia.
Ainda na graduação de psicologia conduzi meus olhares para área de saúde mental e participei da equipe de doenças neurodegenerativas na UNIFESP, onde tive meus primeiros contatos com a Neuropsicologia.
Iniciei minhas especializações pela Psicopatologia e Dependência Química. Essa experiência me trouxe o desejo de aprofundar ainda mais meus conhecimentos na relação entre neurociência e a saúde mental. Por isto, escolhi o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP para consolidar minha atuação clínica.
No Instituto atuei como Psicoterapeuta abordando temas relacionados a masculinidade e feminilidade no Gender Group. Também estive como colaboradora no Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Álcool e Drogas (GREA), o que contribuiu para ampliar e fortalecer meu repertório sobre dependência química.
Retomei o contato com a Neuropsicologia, área promissora que estabelece relação entre o funcionamento cerebral e o comportamento humano, na qual possuo título de especialista.
Além de realizar diversas avaliações neuropsicológicas e de personalidade em áreas como a Psiquiatria, Neurologia, pude também me capacitar e atuar no contexto jurídico através do Núcleo Forense do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP (NUFOR).
Construí minha carreira de maneira sólida, com atualizações profundas e constantes. Mesmo assim, entendo que meu trabalho baseia-se no pressuposto de que teoria nenhuma abarca a complexidade da alma humana.
Empatia e escuta individualizada são exercícios constantes; eixos para um atendimento mais humano e personalizado.
A Mancini Psiquiatria e Psicologia oferece soluções customizadas em Saúde Mental para a sua empresa, desde a detecção e tratamento de transtornos psiquiátricos e psicológicos até diagnósticos e intervenção sistêmicos da identidade corporativa.