Segurança
Na década de 1930, durante a construção da ponte Golden Gate em São Francisco CA, muitos trabalhadores morreram por se desequilibrarem e caírem na água. Após essas mortes, uma rede de proteção foi instalada e evitou a morte de outras 19 pessoas. O curioso é que com a instalação da rede de proteção, não foi apenas o número de mortes que diminuiu, mas também houve drástica diminuição no número de quedas.
Não houve nenhuma alteração no ambiente e/ou contexto, que pudesse justificar a redução do número de quedas. Ondas fortes, redemoinhos, águas profundas, ventanias e nevoeiros, continuavam desafiando aqueles trabalhadores e os submetendo a condições muito adversas.
Mas o simples fato de saberem que havia a segurança da rede de proteção, evitou que eles fossem dominados pelo medo e perdessem o equilíbrio.
Quando estamos seguros de nós mesmos, das nossas habilidades, competências, ou seguros por uma rede de apoio que nos acolhe e nos aceita, lidar com condições adversas se torna menos de desorganizador. Passa a ser possível se “equilibrar” no dia a dia sem permitir que o medo nos domine, ou identificarmos os riscos a nossa volta, sem sermos tomados exclusivamente pela ameaça que ele nos oferece.
Tenha clareza da sua necessidade segurança, saiba quem é sua “rede de proteção”. Com isso, as adversidades continuarão lá, mas não serão mais motivação de medo e angústia.