Resultados de vez em quando: por que essa pessoa continua jogando jogos de azar?
Em diversos momentos, observamos de fora um comportamento de uma pessoa que traz problemas a ela e não entendemos porque ela se mantém fazendo aquilo, apesar das consequências negativas visíveis para nós. Essa é uma visão comum a respeito do comportamento de jogar nos jogos de azar, como em máquinas de caça-níquel.
Todo comportamento se mantém por possuir uma função para o organismo, no sentido de produzir consequências importantes para ele. As consequências, portanto são fundamentais para a seleção do comportamento. Um comportamento, em geral, só se repete porque no passado foi reforçado.
O reforçamento é quando uma consequência produzida pelo comportamento aumenta a probabilidade deste ocorrer no futuro. Ou seja, o que acontece após o comportamento ser emitido tende a selecionar um comportamento e aumentar sua ocorrência.
Por exemplo: Se eu apertar o botão do ar condicionado e a temperatura do ambiente diminuir, no futuro, ao sentir calor naquele local eu terei alta probabilidade de ligar o ar condicionado.
Existem vários tipos e esquemas de reforçamento e um, em especial, é extremamente importante para a compreensão do comportamento de jogos de azar, conhecido como reforçamento intermitente (RI).
O RI ocorre quando o comportamento emite consequências somente de vez em quando. Ou seja, o organismo precisa se comportar várias vezes para receber a recompensa. O efeito disso em geral é que o comportamento se torna muito mais difícil de desaparecer.
Por exemplo, se uma criança tem o comportamento de birra (gritos, choro, se jogar no chão) ao ser negado um pedido, para ser recompensada com aquilo que deseja e receber o que quer apenas ocasionalmente, é muito provável que esse comportamento se mantenha por muito mais tempo e intensidade mesmo após parar de receber a recompensa.
Oferecendo o que a criança quer somente de vez em quando, o que se ensina é a persistência, o que faz com a criança tenha muitos episódios de birra mesmo sem receber a recompensa. Seria necessário um período longo de ausência de atendimento dos pedidos para que então a birra diminuía de frequência.
No caso dos comportamentos de jogar jogos de azar, como nas máquinas de caça níquel, são necessárias muitas apostas para que receba poucos ganhos. Além disso, o momento em que a aposta será bem sucedida é incerto, o que mantém o comportamento do jogador, pois ele sempre pode ganhar alguma coisa.
A próxima aposta sempre possivelmente oferecia uma recompensa, e apesar dos efeitos negativos, e prejuízos que a pessoa possa ter, o comportamento continua ocorrendo.
São necessárias, com frequência, intervenções profissionais para que seja possível desenvolver estratégias que sejam eficazes na redução destes comportamentos que em algumas pessoas gera sofrimento e prejuízos financeiros, profissionais e sociais, além de sofrimento significativo.