Relaxamento Muscular Progressivo
Entre as técnicas para relaxamento, a do relaxamento progressivo é uma das mais utilizadas. Sua descrição se deu no começo do século XX pelo médico americano Edmund Jacobson, e foram descritas várias adaptações dessa técnica desde então.
A premissa básica é a de que o corpo tende a reagir com tensão muscular diante de pensamentos ansiosos, e, por sua vez, a tensão muscular tende a piorar a ansiedade.
Desse modo, o relaxamento muscular progressivo é uma forma de quebrar esse ciclo entre tensão muscular e pensamentos ansiosos. Além da eficácia para ansiedade, alguns estudos mostram resultados positivos também para insônia e para dor crônica.
A técnica consiste na contração forte de um grupo muscular por aproximadamente 5 a 7 segundos, seguido por soltar a musculatura e deixá-la relaxada por 30 a 40 segundos. Deve-se trabalhar um grupo muscular por vez.
Deve-se prestar a atenção na diferença entre a musculatura contraída e relaxada. Para cada grupo muscular pode-se usar um exercício diferente, como: fechar o punho; dobrar o braço e pressionar o cotovelo contra o braço da poltrona; levantar a sobrancelha; fechar as pálpebras comprimindo-as; apertar os dentes e abrir os lábios; fechar a boca, fazendo um “biquinho”; dobrar o pescoço para direita, para a esquerda, para a frente e para trás; puxar os ombros para trás, contraindo a musculatura das costas; contrair o abdômen; mantendo o calcanhar no chão, dobrar o pé para cima; esticar a ponta do pé e dobrar os dedos do pé; entre outros.
A utilização dessa técnica depende do reconhecimento da tensão muscular, o exercício diário da técnica para seu aperfeiçoamento, a aplicação da técnica nos momentos de maior estresse / tensão muscular, levando, pois, ao desenvolvimento de um hábito.