A relação entre redes sociais e depressão
O desenvolvimento e expansão das redes sociais nas últimas duas décadas trouxe grandes avanços para a sociedade, incluindo a enorme troca de informações e contato instantâneo entre as pessoas. O grande uso da internet e de redes sociais é, sem dúvida, uma das principais diferenças entre as gerações.
Com elas, acredita-se que é possível a obtenção de diferentes benefícios, como contribuir para um maior suporte social, promoção de hábitos saudáveis e contribuir no compartilhamento de informações positivas.
Entretanto, nos últimos anos, gradualmente tem se questionado cada vez mais acerca dos aspectos negativos, como a ocorrência de cyberbullying, a excessiva comparação entre indivíduos, prejuízo na autoestima, além de surgimento de sintomas depressivos e ansiosos.
Estudos mais recentes têm apontado sobre a relação entre uso de redes sociais e depressão, bem como o fato de indivíduos deprimidos serem mais vulneráveis aos efeitos negativos das redes sociais, mas não existem estudos conclusivos até o momento.
Fatores identificados na relação entre redes sociais e depressão
Até o momento, existem alguns principais fatores identificados, que estão envolvidos na relação entre uso de redes sociais e depressão: :
- Uso problemático de redes sociais: uso intenso, em grande frequência e número de horas, com padrão de dependência comportamental
- Alto envolvimento com as redes sociais:o grau de exposição nas redes e o quanto de informações pessoais se compartilha
- Comparação social excessiva: comparação frequente entre a própria vida e autoimagem com a de outros usuários, julgando-os em melhores situações e imagem
Adicionalmente, outros fatores parecem importantes ao influenciar a ocorrência da depressão, tais como:
- menores níveis de atividade física, pelo grande tempo online
- redução do tempo e qualidade do sono
- menor interação social satisfatória:
A internet e redes sociais, de forma geral, são importantes na forma que interagimos hoje em dia, entretanto, o uso racional dessas ferramentas deve ser estimulado, visando a obtenção de seus aspectos positivos.
Algumas dicas podem contribuir para o uso mais saudável das redes sociais:
- Preservar um equilíbrio com o contato social e de atividades offline
- Evite o uso durante as refeições, busque priorizar o contato social no mundo real
- Evitar o uso antes de dormir, contribua com sua higiene do sono
- Desativar notificações, evitando distração a todo e qualquer momento;
- Atividade física, para melhor bem-estar, saúde física e mental