Redes sociais: por que nos mantemos tantas horas conectados?
As redes sociais nos dias de hoje, são formas consideradas fundamentais de interação online. As pessoas permanecem por muitas horas mexendo nessas redes e aí você pode já ter se perguntado: por que nos mantemos tantas horas conectados? Bom, para responder isso recorrerei às ciências do comportamento.
De acordo com as ciências do comportamento, só se pode entender o comportamento a partir de sua relação com o ambiente. A chave do comportamento está no contexto em que ele ocorre e no que ocorre após ele (Skinner, 1953).
Vamos então analisar o comportamento de rede social. Qual o momento em que ele ocorre? Qualquer momento em que se está na presença do celular. Muitas pessoas ficam com seus celulares próximos com muita frequência, certo? Então, essa conduta mostra que há potencial para estar conectado nas redes o tempo todo.
Para entendermos a consequência precisamos entender o princípio do reforço. O reforço é basicamente quando uma consequência qualquer possui como efeito o aumento das chances de um comportamento se repetir no futuro. Ele pode ser um reforço positivo (adiciona alguma coisa) ou negativo (nos afasta ou adia algo negativo) (Skinner, 1953). E quais as consequências do uso das redes sociais? Independente do contexto, as redes sociais possuem como principal consequência estímulos visuais que podem ser imagens engraçadas, informativas, descrições da vida de pessoas conhecidas. Enfim, estímulos de muitas ordens diferentes que podem ter como efeito o aumento do uso da rede. Ou seja, o contato com conteúdo interessante pode aumentar a chance de o usuário permanecer conectado (um reforço positivo).
Além desse, outro reforço já mencionado pode atuar como uma consequência que mantém o usuário online: o reforço negativo.
Se a pessoa tem uma tarefa chata ou difícil, ou não quer lidar com uma emoção negativa, por exemplo, usar a rede social pode além de trazer os conteúdos, fazer com que ela se distraia e com isso evite o contato com algo chato. Percebem? Além de ver conteúdos legais, o indivíduo pode evitar prestar atenção em sentimentos difíceis, ou adiar tarefas chatas. Isso em si não tem nenhum problema. O problema só começa a existir quando a pessoa com hábito de usar redes sociais com muita frequência, sofre por isso e apesar de sentir desconforto e ter prejuízos (no trabalho / relacionamento) não consegue parar. Essa pessoa possivelmente pode se beneficiar de um processo psicoterápico e seria recomendado buscar ajuda profissional.
Se precisa de ajuda ou está com dúvidas, não deixe de se consultar com profissionais que podem te ajudar.
Entre em contato com os nossos profissionais clicando aqui.
Bibliografia
Skinner, B. F. Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Martins Fontes. 1953.