O que é TOC?
O TOC, transtorno obsessivo-compulsivo, é um transtorno mental já com um capítulo incluso no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) da Associação Psiquiátrica Americana. Seus sintomas envolvem alterações do pensamento (obsessões como dúvidas, preocupações excessivas com doenças, com falhas, pensamentos de conteúdo impróprio ou “ruim”); do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações, lentidão para realizar tarefas, indecisão) e emocionais (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão). Sua característica principal é a presença de obsessões e/ou compulsões ou rituais.
O presente texto irá focar nas explicações sobre o que são obsessões e compulsões.
A palavra “obsessão” possui diversos significados no dicionário, porém, quando se trata do TOC ela se relaciona com aquilo que se teme. Deste modo, as obsessões são pensamentos ou impulsos que invadem a mente de alguém de forma repetitiva e persistente. Podem ser cenas, palavras, ideias, números, frases, músicas que causam desconforto e são desagradáveis, pois vem acompanhada de sentimentos como medo, angústia, culpa, desconforto, nojo etc. No caso do TOC, ainda que a pessoa tenha consciência de que estes pensamentos sejam absurdos ou ilógicos, tem dificuldade de afastá-los ou suprimi-los da sua mente.
Uma maneira de entender as obsessões é a de compreender quais medos que ela acarreta. Por exemplo, de ficar doente, de falhar, de ferir alguém, de impedir desgraças futuras etc. Esses medos levam o portador do TOC a fazer algo para afastá-los ou neutralizá-los.
Assim, entram em cena as compulsões. Elas acabam servindo como forma de neutralizar os medos. Neste sentido, o portador do TOC acaba por adotar medidas que têm por finalidade reduzir ou eliminar as possíveis consequências desastrosas associadas às obsessões, de modo a sentir-se aliviado. Dentre os exemplos, estão lavar as mãos repetidas vezes a fim de aliviar a ideia de estar sujo ou rezar ou repetir alguma palavra para afastar um mau pensamento, deixar algo alinhado para evitar que algo de ruim aconteça no dia seguinte, evitar objetos ou lugares que representam “perigo” etc. Conforme o TOC progride em gravidade fica cada vez mais difícil de encontrar um comportamento que neutralize as obsessões, podendo levar a compulsões cada vez mais e repetitivas e persistentes, limitando ainda mais o indivíduo.