Capítulo II: Principais Ingredientes
Série: Psicologia Crônica
Começamos, assim, com a INFORMAÇÃO: por enquanto, só precisa lembrar que quanto mais informação de qualidade, mais fácil será começar a lidar com as dificuldades. Mas repare que eu afirmei que são informações de “qualidade”; isso quer dizer que tem que aprender a selecioná-las, como ingredientes de uma receita, preferencialmente de boa procedência e estarem sempre atualizadas, já que, algumas delas, podem “não servir mais” de acordo com o momento da sua vida.
O próximo ingrediente é OPÇÃO: de posse das informações importantes, é chegada a hora de averiguar quais opções (condições materiais, intelectuais, etc.) que você tem para começar…caso não as tenha, é necessário considerar CRIAR outras opções que podem fazer diferença na sua vida.
O terceiro elemento é AÇÃO: essa talvez seja a parte mais importante dos três ingredientes, pois é a que realmente fará diferença. Nunca é demais ressaltar que “Ação” também significa BOA prática, isto é, uma rotina de treinamento bem planejada e executada, pois é daí que conseguiremos resolver as nossas principais dificuldades!
Até aqui, já deve ter percebido que não estou inventando a roda. Você já deve estar familiarizado com essas três dicas pois é uma coisa que, muito provavelmente, já vem fazendo de forma consciente ou não. A diferença é que as separei só para ser mais didático e elas não precisam estar necessariamente estar nesta ordem conforme citei acima. Por exemplo, poderia já ter a Informação para aplicar no contexto correto, mas ainda não partiu para Ação. Ou, por outras vezes, ainda não tem as Opções necessárias para iniciar a mudança; neste caso, precisaria iniciar uma Ação para “criar” mais Opções ou selecionar Informações relevantes para planejar quais dos caminhos são os mais favoráveis.
Não se preocupe ainda com esta salada de palavras. Ao longo do preparo, você irá aprender por onde começar melhor!