Positividade Tóxica: a falha tentativa de sufocar sentimentos “negativos”
Já experimentou a sensação de contar uma situação ruim/triste sobre sua vida a alguém e, ao invés de validar seu sofrimento, a pessoa diz: “Mas pelo menos…” ou então “Não pense assim, que você atrai…”. Quando na verdade, o sofrimento é inerente a situação e essa postura é simplesmente uma equivocada tentativa de negação.
Vivemos em uma sociedade altamente intolerante a sentimentos como tristeza, frustração, solidão, decepção, inveja… Há atualmente um convite implícito para que haja o sufocamento, negligência, negação de sentimentos como esses. E concomitante, um incentivo ao extremo oposto: a obrigação pela felicidade, pelo pensamento positivo, sentimentos como gratidão e satisfação, independente do contexto.
Entretanto, essa postura nos distancia de nós mesmos e camufla nossas verdadeiras emoções. Nos escondermos atrás de uma postura generalizadamente positiva, é afastar as pessoas da nossa real imagem, do quanto somos imperfeitos e vulneráveis.
Há esforço e sofrimento para manutenção da positividade a qualquer custo. Além de ser, ineficaz ao longo do tempo. Permitir-se reconhecer, identificar e lidar com emoções “negativas” é altamente necessário para o desenvolvimento de uma vida emocional saudável e equilibrada.