O que é a Teoria da Mente?
O termo Teoria da Mente diz respeito à capacidade de teorizar a respeito da mente alheia. Aqui, obviamente, não se trata de ter poderes telepáticos ao ponto de ler a mente de outra pessoa, mas sim de uma habilidade mental natural que a partir de sinais emitidos por outro indivíduo, como tom de voz, expressão facial e corporal, permite deduzir o que ele está pensando ou sentindo.
Um exemplo simples pode ser quando você reconhece pelo tom de voz de alguém que esta pessoa está chateada. Neste caso, você muda seu próprio comportamento a fim de oferecer ajuda ou acolhe-la. A Teoria da Mente, portanto, é de fundamental importância para o comportamento social, pois através desta habilidade podemos aprimorar nossas relações e comunicações nos grupos dos quais fazemos parte, reconhecendo e interpretando expressões como sofrimento, ironia, falsidade etc. A partir disto, podemos prever ideias que se tem sobre nós e tomar decisões no âmbito social.
Vários estudos têm sido realizados com crianças autistas e muitos deles apontam que tanto elas como adultos com Síndrome de Asperger, uma forma mais branda do autismo, apresentam dificuldades relevantes para assimilar o estado mental de outras pessoas. Outras psicopatologias também tem sido foco de atenção e pesquisa na questão da Teoria da Mente, o que aponta para a importância desta habilidade e seu valor clínico.
Há vários modelos explicativos sobre a Teoria da Mente, um deles afirma que existem quatro módulos cerebrais que quando interagem produzem tal habilidade:
1 – Módulo da intencionalidade: refere-se à capacidade que um indivíduo tem de interpretar um determinado estímulo com base no desejo e segundo a formulação de uma meta.
2 – Módulo da direção do olhar: responsável pela capacidade de perceber a presença do olhar de outro sujeito, seja na direção do estímulo anteriormente percebido ou na direção dele próprio, como também, interpretar se aquele “olhar” está realmente vendo o mesmo que ele.
3 – Módulo da atenção compartilhada: responsável pela capacidade do indivíduo de formar relações entre ele próprio, outros sujeitos e os objetos percebidos.
4 – Módulo da teoria da mente: responsável pela integração da percepção, do desejo, da intenção e das crenças do sujeito, que dá origem a uma construção teórica coerente. A partir dessa construção teórica, o sujeito é capaz de compreender o comportamento do outro dentro de um contexto de representações e, consequentemente, definir e direcionar o seu próprio comportamento.