Por que a grama do vizinho sempre parece mais verde?
Comparar sua vida com a de outras pessoas é uma prática muito comum, altamente estimulada por redes sociais, onde o acesso a informações (parciais) sobre a vida de outras pessoas é facilitado
No entanto, esse é um comportamento é extremamente prejudicial do ponto de vista emocional e se o parâmetro de comparação estabelecido é através de uma rede social, pior ainda.
A necessidade de se comparar pressupõe, na maioria dos casos, uma condição de insegurança acerca de suas próprias escolhas, alto nível de exigência e de cobrança consigo mesmo e uma forte tendência a supervalorizar a condição do outro, enquanto desmerecemos nossa própria.
Torna-se injusto se autoavaliar uma vez que somos conhecedores de nossas fragilidades, debilidades, incapacidades, insucessos; enquanto a comparação te expõe exclusivamente ao resultado do outro, sem conhecimento profundo a respeito do quanto essa pessoa se esforçou ou quantas vezes ele fracassou até alcançar aquele objetivo.
Outro resultado comum diante de comparações é a tendência natural de supervalorizarmos aquilo que não temos, a meta que não alcançamos, tornando irrefletidamente “mais verde a grama que não é sua”.
Não há saúde emocional sem autoconfiança. Se você percebe a sua fragilizada, evite o sofrimento de freqüentes comparações e busque ajuda de um profissional.