Jacob Levy Moreno
Jacob Levy Moreno (1889-1974) foi médico e cientista social romeno. Fundou o Psicodrama e foi um dos pioneiros da Sociometria — estudo das relações dentro de grupos. Figura bastante emblemática, participou de inúmeros projetos ao longo de sua vida, sempre acompanhado de polêmicas.
“Não há controvérsias a respeito de minha idéias, são universalmente aceitas. Eu sou a controvérsia”. (Jacob Levy Moreno, 1953)
Moreno nasceu em 1889, na cidade de Bucareste, Romênia. Em 1895 sua família mudou-se para Viena, centro cultural da época. Moreno formou-se em medicina em 1917.
Durante seu período em Viena, interessou-se pelo teatro, em especial pelo improviso e espontaneidade, esta última que pode ser tida como um dos fundamentos da sua proposta terapêutica.
Chegou a fundar sua própria companhia de teatro, o “Teatro da Espontaneidade”, além de seus próprios jornais para propagar suas ideias. Em 1925 mudou-se para os EUA, onde ficou particularmente famoso por sua contribuição na sociometria. Em 1936 fundou o Hospital Psiquiátrico Beacon Hill, centro de formação e desenvolvimento de Psicodrama.
Psicodrama e Sociometria?
Moreno, por meio de seu trabalho com teatro, passou a utilizar o teatro espontâneo para fins terapêuticos, o fundamento para o que se chama hoje de psicodrama.
Hoje o psicodrama pode referir-se tanto ao uso de técnicas dramáticas durante a psicoterapia (individual ou em grupo), quanto a uma linha teórica psicoterápica.
A sociometria, por outro lado, fundamenta-se no estudo das relações entre os indivíduos nos grupos, que fundamenta, por exemplo, as atuais redes sociais.
Facebook, Instagram e Twitter utilizam algoritmos complexos, baseados exatamente neste aspectos sociométricos dos usuários, suas tendências e preferências.
Se precisa de ajuda ou está com dúvidas, não deixe de se consultar com profissionais que podem te ajudar.
Entre em contato com os nossos profissionais clicando aqui.