Valores: Porque eles são tão importantes para nossa saúde mental?
Cada pessoa possui seu conjunto de valores, que são princípios e questões que a pessoa entende como primordiais, importantes e realmente significativos na vida dela. Diversas ciências abordaram a questão, mas inicialmente as discussões e estudos sobre os valores foi realizada no âmbito da sociologia e filosofia.
A análise do comportamento, ciência que nos ajuda a compreender as tendências comportamentais nos traz uma perspectiva interessante de definição e relevância dos valores em nosso comportamento e saúde mental.
Para a análise do comportamento, o valor de uma pessoa (aquilo que ela valoriza, acha importante) tem a ver com consequências que tem efeito prazeroso e positivo para ela Exemplo: O reconhecimento na carreira, a melhora de pessoas que precisam, relacionamento positivo com pessoas próximas. Portanto, tipicamente ao falar sobre os seus valores a pessoa estaria descrevendo o que a motiva de forma genuína. É importante, contudo, considerar que assim como todo comportamento, o contexto é fundamental.
Se a pessoa convive em contextos muito coercitivos ou agressivos com valores rígidos, possivelmente falar de forma verdadeira de seus valores pode resultar em agressões ou ataques, o que faz com que a pessoa fale sobre valores de maneira a evitar algum tipo de ataque ou rejeição social. Ou seja, possivelmente a pessoa estará muito mais reproduzindo o que ela aprendeu a dizer para evitar ser punida, do que de fato aquilo que ela valoriza. Seguir estes valores que foram aprendidos através da coerção, possivelmente não gerará sentimentos positivos para a pessoa, uma vez que valorizar estas coisas é mais vantajoso para o grupo em que ela convive do que para a pessoa em si. A pessoa provavelmente sentirá sentimentos como alívio ao fazer ou falar sobre eles, mas provavelmente não se sentirá feliz ou satisfeita (Assaz et. al., 2016)
Ao se perguntar: “o que de fato você valoriza?” em um contexto seguro, e refletir a respeito, a pessoa poderá produzir um autoconhecimento que a possibilitará se perguntar quais comportamentos a aproximam ou a afastam daquilo que ela genuinamente valoriza. Exemplo: se um valor importante para a pessoa seja desempenho acadêmico, ficar sem dormir antes de uma aula importante é algo que a afasta de seu valor. Por outro lado, ler todos os textos propostos pelo professor, prestar atenção na aula, e estudar de forma organizada são comportamentos que irão te aproximar daquilo que ela valoriza. Se perguntar de forma compreensiva e genuína aquilo que você valoriza pode te mobilizar em verificar quais atitudes de fato te levam aquilo que você considera mais importante. A vivência de coisas fortemente positivas (como um excelente desempenho acadêmico para quem valoriza isso) terá um efeito positivo no bem-estar geral e consequentemente a longo prazo na estabilidade de seu humor (Assaz et. al., 2016).
Bibliografia
Assaz, D. A., Vartanian, J. F., Aranha, A. S., Oshiro, C. K. B. & Meyer, S. B. Valores sob a perspectiva analítico-comportamental: da teoria à prática clínica. , 18(3), 30-40. 2016.