E se eu escolher a faculdade errada?
É inegável que um aspecto extremamente importante da vida é a carreira. A maioria das pessoas é incentivada aos estudos desde a infância e espera-se que no início da vida adulta ela esteja pronta para escolher uma profissão, concluir uma formação e atuar como profissional. Um script bem simples de ser descrito, mas altamente complexo em sua prática.
Decidir por uma profissão exige profundo autoconhecimento. Exige saber quais são seus gostos, suas habilidades, suas preferências e na maioria das vezes, aos 17, 18, 19 anos, essas informações ainda não são claras. Além disso, há de se conciliar os gostos pessoais com o que as instituições de ensino oferecem, com o que o mercado possibilita, com o retorno financeiro, o negócio ou expectativas da família.
Quanto peso há nessa decisão e quão subestimada é sua complexidade!
Buscar auxílio profissional para uma decisão acertada pode ser fundamental nessa fase de vida, porque é extremamente importante “retirar” parte do peso da responsabilidade em acertar essa decisão na primeira escolha. O sucesso de um profissional não é definido por quando uma pessoa iniciou sua formação ou pelo tempo que levou para concluí-la, se “mais cedo” ou “mais tarde”. O Sucesso depende de uma identidade profissional bem estabelecida e sólida, possíveis apenas através do autoconhecimento.