Quais os sintomas de TDAH em jovens?
O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno mental caracterizado pela presença de um padrão persistente de desatenção, hiperatividade e impulsividade, mais frequente e mais importante do que tipicamente observado em indivíduos da mesma idade. Estima-se que 5 a 7% da população geral apresente esse diagnóstico, com uma maior frequência no sexo masculino.
Esse padrão de sintomas não deve ser restrito a apenas um ambiente (ex.: escola) e o início deve ser na infância (< 12 anos), trazendo prejuízos à criança – sejam eles sociais, familiares ou acadêmicos. Observa-se de forma geral, associado a esses sintomas cardinais, a dificuldade de planejamento e organização para as atividades e ao que se propõe. Em função da grande distraibilidade, é comum a relutância em se engajar em atividades que demandem esforço e atenção sustentada.
A forma como os sintomas se apresentem variam ao longo do desenvolvimento da criança e do jovem, por muitos fatores. Pais podem promover um ambiente mais estruturado e estimulante à criança e os sintomas passarem mais despercebidos, enquanto que em fases mais tardias do desenvolvimento, as demandas sociais e escolares se tornam maiores e, diante dessa maior demanda, os sintomas se tornem mais evidentes. No adolescente, por exemplo, observa-se, em geral, menor persistência para atividades, falta de foco em detalhes de tarefas, planejamento futuro prejudicado, frequente é um jovem mais inquieto ou nervoso, com maior tendência a assumir comportamentos de riscos de forma imprudente e também uma dificuldade no autocontrole.
Observados tais sintomas, fale com seu médico. O tratamento com uma equipe multidisciplinar pode contribuir para uma melhora dos sintomas e maior qualidade de vida.