Técnica Pomodoro: uma forma de ajudar na procrastinação
Muitas pessoas tendem a procrastinar e adiar suas tarefas ao ponto de muitas vezes se prejudicarem, perderem prazos e acumularem tarefas. Uma técnica que tem auxiliado algumas pessoas que lidam com esta questão é a técnica Pomodoro.
Trata-se de uma técnica criada pelo italiano Francesco Cirillo, quando estava no ensino superior, que serviu para ajudá-lo a ter mais concentração e melhor aproveitamento em seus estudos. O nome pomodoro vem dos temporizadores utilizados nas cozinhas que servem para marcar o tempo quando se prepara determinado prato.
A técnica consiste em regular o pomodoro (ou qualquer temporizador) com o tempo de 25 minutos. Durante este período ele se concentrava completamente na tarefa que estava fazendo (por exemplo, nos seus estudos) e não realizava nenhum tipo de interrupção. Uma vez passados estes 25 minutos, ele descansava por 5 minutos de suas atividades e, novamente, programava o temporizador para novos 25 minutos e voltava para seu objetivo.
Tal técnica auxilia em focar naquilo que se pretende fazer com períodos de descanso de modo que não cause sobrecarga no indivíduo, pois é comum que as pessoas se dediquem a uma atividade por longas horas e sem descanso, não obtendo o resultado esperado.
É necessário lembrar que a ideia desta técnica é de ajudar a produzir, sendo necessário, portanto, definir um objetivo. A intenção é que seja possível cumprir determinado objetivo ou meta e não fazer uma competição e inúmeros “pomodoros” sem sentido. Por isso, é importante sempre estabelecer um objetivo quando fizer uso deste método.
Outro ponto importante é que para algumas pessoas o intervalo de 25/5 minutos não é o ideal. Contudo, ele pode servir de início para se familiarizar com a técnica e ser flexibilizado pela pessoa, por exemplo, 45 minutos focado e descanso de 15 etc.