Síndrome de Ekbom – o delírio de infestação por parasitas
A síndrome de Ekbom é uma doença psiquiátrica rara, que acomete mais mulheres do que homens e geralmente se inicia após os 50 anos. Essa doença faz parte dos transtornos psicóticos, isso é, que levam a uma quebra da realidade.
Nesta síndrome, a pessoa acometida passa a ter a crença delirante de que está infectada por parasitas, como vermes, insetos. Podem haver alucinações táteis, com sensação de há algo andando dentro da pele, que podem ser acompanhados de coceira e, também, automutilação, causando lesões como cortes e arranhaduras, a fim de aliviar a coceira ou tentar remover os parasitas. Alguns acometidos podem juntar pedaços de descamações de pele, couro cabeludos, das próprias lesões de causaram a fim de apresentá-los como prova de que realmente estão infectados.
A doença pode acontecer sem alguma outra doença subjacente ou pode ser estar associada a outras doenças psiquiátricas, como esquizofrenia, depressão psicótica, transtorno obsessivo-compulsivo. Doenças clínicas também pode desencadear sintomas da síndrome de Ekbom, como hipotireoidismo, doenças neurológicas, lesões cerebrais, infecções, uso de drogas.
A síndrome de Ekbom tem tratamento medicamentoso eficaz. A psicoterapia pode fornecer suporte à pessoa sofrendo com essa síndrome. A avaliação de um psiquiatra é importante para o diagnóstico correto e conduta adequada para o caso.